O que comer depois de correr é tão importante como o que comer antes de correr. É necessário repor a energia gasta com todo o exercício físico feito, assim como restaurar os músculos desgastados da melhor forma.
Quando comer?
A altura ideal para comer depois de correr é 30 a 60 minutos após o esforço, quando o corpo se encontra mais apto a absorver os nutrientes e a repor a glicose nos músculos.
Até duas horas depois deve-se fazer uma refeição completa, com todos os principais nutrientes equilibrados entre si.
Quanto comer e o que comer?
Nesta janela temporal de 30 a 60 minutos pós-corrida, o ideal é ingerir 60 a 100g de hidratos de carbono. Para reduzir a dor muscular e renovar as energias, devem-se comer hidratos de carbono aliados a proteínas (menos de 30% - podem ser encontradas nas carnes, ovos, leite e derivados).
Existem bebidas e barras próprias para a recuperação energética, mas uma alternativa caseira passa por cereais com leite semidesnatado e uma banana. A refeição pós-exercício deve ser sempre reforçada com uma ou duas peças de fruta, já que possuem hidratos de carbono e minerais importantes para a recuperação muscular.
Sandes de pão branco com queijo e presunto magros (ou peito de peru) e um copo de sumo de fruta é uma outra sugestão.
Hidratação
Após a corrida, é fundamental manter a hidratação. Pelo menos uma a duas horas depois do exercício, o corpo precisa de ingerir o dobro da água daquela que perdeu com a transpiração, para manter o equilíbrio dos fluídos. Assim, é necessário criar o hábito de beber mais do que o habitual nas horas seguintes à corrida.