Pode parecer estranho, mas comer durante o treino pode ser bastante benéfico para o organismo. Veja o que pode comer durante o treino para maximizar resultados.
Comida
Se já comeu antes do treino, não deverá precisar comer durante o exercício. Se quando começar a treinar ainda estiver "cheio", espere para comer depois do treino.
Se não teve tempo de comer, o ideal é comer ainda durante os primeiros minutos do treino.
- Batido de Proteína de Soro de Leite (em inglês, whey);
- Barras de proteína.
Se puder escolher, prefira o batido proteico. A razão é simples: a digestão e absorção é mais rápida e os bons efeitos da ingestão da proteína vão entrar rapidamente em ação.
À exceção disso, uma barra de proteínas também não é nada má ideia. Lembre-se de escolher uma barra que contenha também hidratos de carbono numa proporção de pelo menos 1:1 com as proteínas. A tendência, em muitas barras e bebidas é terem muito mais proteínas do que hidratos de carbono. Lembre-se de que também precisará de hidratos de carbono.
Só para ter uma ideia, tentar ingerir entre 20 e 40 gramas de proteínas e 40 a 80 gramas de hidratos de carbono, antes do treino, ou logo nos primeiros minutos é um bom alvo.
Líquidos
Provavelmente já se apercebeu disto, mas manter-se bem hidratado é essencial durante o treino, especialmente se este tiver uma duração superior a 60 minutos, ou se está a treinar num clima seco e de muito calor.
Para manter-se bem hidratado durante o treino, prefira:
- Água;
- Bebidas isotónicas;
- Água de côco.
Para treinos mais exigentes, as bebidas isotónicas como o Gatorade, por exemplo, também vão providenciar algumas proteínas e hidratos de carbono importantes para o seu organismo.
Não se esqueça de se aconselhar com o seu nutricionista, o especialista que vai indicar o que deve comer no seu caso específico. Está a tentar ganhar peso, aumentando massa muscular? Ou está a tentar perder gordura e peso? O nutricionista vai ajudá-lo com o melhor plano.