O que Comer e o que Não Comer na Páscoa

Por:

Confuso com o que pode comer e o que não pode comer na Páscoa? O Online24 dá-lhe uma ajuda.

O que comer na Páscoa

A tradição no domingo de Páscoa é comer carne para festejar a ressurreição de Cristo, depois do jejum e sacrifício imposto pela Quaresma, por respeito a Jesus Cristo. Borrego e cabrito são as carnes mais habituais no dia de Páscoa, mas a ementa varia consoante a região do país.

Os doces da Páscoa são também indispensáveis. O folar não pode faltar nesta altura do ano, assim como as amêndoas e os ovos de Páscoa. Uma das tradições da Páscoa é encher a mesa de doces e licores para receber o Compasso. Entre outras sugestões de doces de Páscoa encontram-se ovos moles, papos de anjo, pudim e pão-de-ló.

O que não comer na Páscoa

Pelo outro lado, o que não se deve comer nas datas antecedentes da Páscoa é carne. Na Quaresma e na Semana Santa, a Igreja condenava o consumo de carne vermelha, pela alusão ao sangue derramado por Cristo, para salvação dos pecados do Homem. Ao abster-se da carne, a pessoa unia-se ao sacrifício de Cristo.

O peixe é então o substituto da carne. Atualmente o jejum aplica-se à Sexta-feira Santa, um dos feriados religiosos do ano. O bacalhau é um dos peixes mais escolhidos para a mesa neste dia. Este hábito tem as suas raízes na Idade Média, quando o calendário colocava restrições alimentares para quase um terço do ano.

Atualizado em 25/02/2016