Antes de comprar um carro usado deve ter em atenção alguns aspetos, no exterior e no interior do veículo.
Exterior
Examinando o carro à luz do dia, num local público, e a seco (o carro molhado pode ser enganador), preste atenção a:
- mossas e diferenças de tonalidades na pintura, marcas de tinta, faróis mal encaixados, que indicam acidente(s) anterior(es). Bolhas na pintura e riscos favorecem a ferrugem. Veja também possíveis desníveis no alinhamento dos painéis da carroçaria.
- Abra e feche as portas (capot incluído) para ver se estas estão desalinhadas ou se precisam de muita força para fechar. Isto sinaliza um antigo embate do carro.
- Empurre o carro nos seus 4 cantos para testar os 4 amortecedores. Se o carro abanar duas ou mais vezes, os amortecedores não estão em boas condições.
- Verifique o estado dos pneus. Pneus carecas são uma despesa extra que deve ser discutida no preço. Um desgaste irregular dos pneus denuncia uma direção desalinhada, um chassi empenado ou problemas na suspensão.
Interior
- Confira se o número do chassi (gravado normalmente junto ao motor) equivale ao número constante no registo de propriedade do carro.
- Veja se junto da placa de identificação existem sinais de soldadura ou colagem.
- Verifique o filtro do ar e se há indícios de fuga de óleo perto do motor, mas tenha precaução: se este estiver muito limpo, pode ter sido alvo de uma limpeza para encobrir alguma fuga.
- Experimente faróis, desembaciador, piscas, buzina, indicadores do painel e todo o sistema elétrico do carro.
- Constate o estado dos cintos de segurança e outros equipamentos de segurança.
- Analise se o interior do carro condiz com a sua quilometragem. Se o volante, pedais ou estofos estão muito gastos e a quilometragem é pouca, é provável que esta seja falsa. Saiba como avaliar a quilometragem do carro.
- Apure se os tapetes não escondem ferrugem no chassi e o se o volante, os pedais e o travão de mão trabalham bem.
Em movimento
O test-drive é a prova final a fazer antes de comprar um carro usado. Deve dar uma volta de pelo menos 30 minutos, puxando pelo motor e pelos travões. Passe por diferentes pisos e atente a ruídos metálicos nas travagens, sinónimo de pastilhas gastas. Preste ainda atenção a falhas de aceleração, se a caixa de velocidades faz barulhos estranhos ou se custa a entrar alguma mudança, e se a direção foge ao largar o volante por alguns segundos.
Para testar o motor reduza a velocidade rapidamente ou desça uma estrada inclinada com a segunda mudança engrenada. O carro deve abrandar repentinamente. Atente a algum ruído estranho, a demasiado fumo a sair do escape, se a temperatura aumenta rapidamente e se a ventoinha se aciona.
Veja ainda outros cuidados a ter ao comprar um carro usado.