O Que Fazer Para Poupar Tempo no Trabalho

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Por vezes quanto mais se quer fazer, menos se faz. A pessoa tem muitas tarefas e pouco tempo em mãos, mas existem coisas que ela pode fazer para poupar tempo no trabalho, que não tentar ser multitarefas.

Ver o e-mail menos vezes

Quanto mais tempo gasta a ver o e-mail menos tempo tem para realmente trabalhar. Limite o número de vezes que consulta o e-mail por dia (a não ser que esteja à espera de algum e-mail urgente). Gastam-se em média 13 horas de trabalho por semana só com o e-mail.

Delegar assuntos

Podem-lhe chegar assuntos que não lhe dizem respeito necessariamente. Delegue para as pessoas devidas. Evite fazer o que não tem de fazer, ou o trabalho para o qual existe alguém mais classificado.

Sair das reuniões

Saia de uma reunião sempre que a sua presença não seja mais necessária. A sua contribuição é precisa noutro lado.

Saber dizer não

Não diga que sim a tudo. Primeiro avalie a situação antes de se comprometer a fazer algo. Use a regra dos dois minutos sempre que surgir uma nova tarefa: se precisar de mais de dois minutos para esse pedido, então não o faça já, adie para quando acabar a sua prioridade.

Fazer pausas

Em vez de perder tempo, fazer pausas permite ganhar tempo. Não force a mente nem coloque em risco a qualidade do trabalho. Saiba fazer uma pausa quando se sente cansado. Refresque as energias antes de voltar ao que estava a fazer.

Publicado em 26/09/2014