O aluno deve ter um cuidado especial com a sua alimentação, especialmente em altura de exames. Se por um lado existem alimentos importantes para ajudar ao estudo, também existem aqueles que devem ser evitados.
Comida rápida
A fast-food pode ter a vantagem da rapidez, permitindo poupar tempo para estudar. Contudo, este tipo de comida contém muito sal, o que para além de ser prejudicial à saúde, aumenta a sede e o desconforto durante os exames.
Alimentos gordurosos atrasam também o esvaziamento gástrico, provocando sonolência.
Comida açucarada
A comida ou a bebida com açúcar pode dar um impulso ao estudo. O problema é que esse empurrão é apenas temporário, ficando depois o aluno a sofrer uma recaída. Diga não às comidas cheias de calorias das máquinas automáticas, para dizer também não a uma má nota no exame.
Tenha em mente que as bebidas açucaradas estimulam também a fome. Ficar com fome durante o exame pode prejudicar o desempenho do aluno da prova.
Refeições pesadas
As refeições pesadas requerem muito esforço para fazer a digestão e acabam por deixar o aluno sonolento. Isto prejudica a interpretação das questões do exame e compromete todo o estudo que se fez anteriormente.
Veja ainda os hábitos de estudo que deve alterar, se quiser ter bons resultados nos exames.