Pode dizer muitas coisas aos alunos. Entre elas, o que eles precisam mesmo de ouvir. A verdade sobre a vida escolar, num momento menos formal da aula.
Preocupação
Em primeiro lugar pode dizer que se preocupa com eles. Preocupa-se com as suas notas mas acima de tudo com o seu crescimento como pessoas.
Apoio
Se os alunos precisarem de apoio, eles podem contar consigo. Certifique-se de passar esta mensagem aos alunos.
Verdadeiro ensino
Pode dizer ao aluno que o verdadeiro ensino não é o académico. A essência da escola é preparar o aluno para a resolução de problemas, para os obstáculos da vida, para a exigência da vida profissional, para estabelecer prioridades e divisão de tempo entre as variantes da vida, criar amizades e espírito de equipa, sentido de organização e concentração perante todas as distrações, etc.
Nota não faz a pessoa
A nota que o aluno recebe é importante, mas não é ela que dita o que a pessoa é ou não capaz de fazer. O aluno não é a nota que recebe.
Bons tempos
Os alunos poder-se-ão rir das suas palavras, mas deve contar-lhes que esta é a melhor altura da vida deles. Uma altura onde não faltam amigos, amores, diversões, distrações, o carinho e o abrigo da família e onde as sensações estão em alta.
Tempos exigentes
Sim, estes tempos são também os mais exigentes da vida. Estudo e avaliações constantes. Esforço atrás de esforço. Estes anos escolares serão os mais desafiantes ao longo da vida. Quem sobrevive à escola está pronto para o que der e vier.
Recompensa
Apesar de todas as dificuldades deve dizer aos alunos que o esforço compensa, que desistir da escola é um passo do qual provavelmente se vai arrepender ao longo da vida. Quem desiste uma vez desiste mais vezes e nunca fica satisfeito. Com todo o sacrifício e com a conclusão da vida escolar o aluno vai sentir-se recompensado, auto realizado e pronto para vencer qualquer desafio.