A orientação vocacional e profissional é importante para os estudantes escolherem um ramo de acordo com as suas aptidões e gostos pessoais, sobretudo no 9º e 12º ano, onde é necessário escolher a área de estudos para o final do secundário e para o ensino superior.
Em que consiste?
A orientação vocacional consiste na avaliação psicológica dos interesses, aptidões e características do aluno, através da realização de entrevistas e de testes, que resultam depois num relatório de orientação, contendo informação pessoal, escolar e profissional de acordo com seu o perfil, para o ajudar na sua decisão.
Como receber orientação vocacional?
Para ter orientação vocacional, que pode ser dada individualmente ou em grupo, o aluno deve recorrer a:
- serviços de psicologia da escola e de outras instituições (como juntas de freguesia, hospitais ou então gabinetes particulares),
- cursos de orientação vocacional,
- testes de orientação online.
Cursos de orientação vocacional
Os cursos de orientação vocacional ajudam o aluno a tomar a decisão da área de estudo e de profissão a seguir. Com especial incidência em Lisboa, alguns exemplos de cursos de orientação são:
Testes de Orientação Vocacional
Para maior comodismo e economia, a orientação vocacional pode ser conseguida online, através da realização de testes grátis. No entanto, esta orientação não é tão abrangente e elucidativa como os cursos e a orientação profissional prestada nas escolas.