Conheça os principais erros na hora de fazer a mala e saiba desde logo como os evitar.
Atirar tudo para a mala
A pior forma de fazer a mala é atirar tudo de que se lembra para dentro dela. Como fazer a mala para viajar é uma arte que requer atenção. Leve só o básico, e não se esqueça de objetos importantes como carregadores e adaptadores de corrente (se necessário).
Pode até utilizar a técnica prática dos campistas: colocar os objetos por grupos em diferentes sacos, pequenos, que depois cabem dentro do grande saco (a mala).
Não fazer uma lista
Por melhor que a sua memória seja, deve sempre fazer uma lista com o que vai precisar e seguir essa lista na hora de fazer a mala. É prático e eficaz.
Não pensar em combinações
Para fazer a mala sem erros, evitando levar um armário de roupa atrás de si (e ainda por cima desnecessário), é importante pensar em roupa que combine. Normalmente, a melhor estratégia é levar roupa básica, e lenços ou outros acessórios que permitam mudar um pouco a cor e a aparência.
Desperdiçar pequenos espaços
Existem espaços na mala que forem inventados com um propósito. Utilize esses espaços convenientemente e sirva-se dos próprios espaços dos objetos que coloca na mala. Um sapato por exemplo, pode servir para levar meias, e as meias podem servir para levar e proteger joalharia.
Não partilhar objetos
Quem não viaja sozinho pode poupar espaço na mala se partilhar alguns objetos com o parceiro de viagem. Uma viagem em família de 5 pessoas não requer que se leve 5 pastas de dentes.
Incluir objetos proibidos
Existem restrições na bagagem que podem obrigar a fazer mudanças na mala e levar a atrasos na hora de entrar a bordo. Lembre-se delas quando estiver a fazer a mala.
Não proteger objetos
Uma das restrições na bagagem está nos líquidos, que devem fechados num saco plástico, o que pode até evitar problemas de vazamento. Proteja sempre os objetos mais frágeis e tampe bem os líquidos.
Vestir para a estação
Mesmo que o destino da viagem seja um local e uma época quente, não deve deixar o casaco ficar por casa. O frio ataca em vários locais e durante a noite, pelo que deve estar preparado para as diferentes temperaturas e situações.
Não guardar um espaço
Quem viaja gosta de trazer algumas lembranças para as pessoas queridas que ficaram por terra. Para o poder fazer, necessita de guardar algum espaço na mala. Nunca encha a sua mala: reserve sempre um pequeno espaço para as prendas e recordações que vai comprar.
Leve um saco extra, para o caso de precisar de mais espaço.
Esquecer-se da carteira
Depois de todo o cuidado que teve a fazer a mala, não deixe ficar por casa o que é obrigatório para viajar: os documentos e os bilhetes. Acontece a qualquer um.