O Palácio Real do Buçaco, localizado na Mata do Buçaco, concelho da Mealhada, foi arquitetado nos finais do século XIX, por Luigi Manini, arquiteto italiano. Atualmente pertence ao Bussaco Palace Hotel, um dos mais belos hotéis históricos do mundo.
Arquitetura
Desde 1996 que o Palácio do Buçaco é classificado como imóvel de interesse público, sendo a sua arquitetura considerada de valor ímpar na Europa.
O Palácio possui uma arquitetura que mistura um conjunto de monumentos históricos, como a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos ou o Convento de Cristo em Tomar. O seu interior é decorado com painéis de azulejos, frescos e quadros, que retratam a história dos descobrimentos portugueses.
Artistas
As obras que decoram o palácio são da autoria de grandes artistas portugueses:
- Os azulejos de Jorge Colaço;
- As esculturas de António Gonçalves e de Costa Mota;
- As telas de João Vaz;
- Os frescos de António Ramalho;
- As pinturas de Carlos Reis.
Os seus móveis são considerados também um património muito valioso, com peças portuguesas, indo-portuguesas e chinesas e também tapeçarias.
Jardim
O Palácio Ppssui um magnífico jardim envolvente que pertence ao Convento de Santa Cruz do Buçaco, da Ordem dos Carmelitas Descalços, criado em 1634 e extinto em 1834. Para além do convento a mata de Buçaco possui 11 ermidas, destinadas à oração, atualmente apenas duas estão em bom estado de conservação, quatro capelas, um percurso da Via-sacra, com cerca de três quilómetros, fontes, lagos e uma cascata, o que valoriza ainda mais este património.