O Parque Natural da Serra da Estrela foi criado a 16 de Julho de 1976, segundo o Decreto-Lei n.º 557/76, ocupando uma área de 100.000 hectares, que integra parte dos concelhos da Covilhã, Celorico da Beira, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia.
É a maior área protegida de Portugal e foi o primeiro parque natural português a ser criado. O parque encontra-se localizado em Seia-Covilhã, Seia, no centro de Portugal, e está recheado de fauna e flora digna de se visitar e contemplar.
Sujeita a elevadas precipitações anuais, que são, com frequência, de neve durante os meses de Inverno, dela nascem cursos de água importantes como o rio Mondego, maior rio português, o rio Zêzere, afluente do Tejo, e o rio Alva, afluente do Mondego, além de outros de menor importância mas de corrente permanente que são afluentes quer do Mondego quer do Tejo.
A série de montanhas que forma a serra da Estrela eleva-se aos 1991 metros na Torre e tem várias elevações como a Santinha (1593 m), Terroeiro (1783 m) e Taloeiro (1511 m).
A serra da Estrela é a mais alta montanha de Portugal Continental, apresentando-se como o culminar da cordilheira Central em território português, separando o Norte e o Sul do país, quer em termos biofísicos, quer em termos de ocupação humana.
Concelhos do Parque Natural da Serra da Estrela:
- Seia
- Celorico da Beira
- Covilhã
- Gouveia
- Guarda
- Manteigas