Pedro Passos Coelho é o presidente do Partido Social Democrata (PSD) desde 2010. Assumiu o cargo de Primeiro Ministro de Portugal entre 2011 e 2015, depois de vencer as eleições legislativas de 2011.
Biografia
Pedro Passos Coelho nasceu a 24 de Julho de 1964, em Coimbra. Aos seis anos foi viver para Angola, acompanhando o seu pai, António Passos Coelho, médico, e a sua mãe, Maria Rodrigues Mamede, enfermeira. Regressou aos 10 anos de idade a Vila Real. Licenciou-se em Economia, pela Universidade Lusíada de Lisboa.
Em janeiro de 2010, publicou o livro "Mudar". Casado com Laura Ferreira, é pai de três filhas e reside em Lisboa.
Funções Desempenhadas
- Secretário-Geral, Vice-Presidente e, entre 1990 e 1995, Presidente da Juventude Social Democrata;
- Em 1991 - Deputado à Assembleia da República, tendo desempenhado as funções de vice-presidente e porta-voz da Direcção do Grupo Parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), membro da Assembleia Parlamentar da Nato e da Comissão de Educação, Defesa e Comissão de Acompanhamento da Situação de Timor-Leste;
- Vereador na Câmara Municipal da Amadora, entre 1997 e 2001;
- Presidente da RIBTEJO e Administrador Executivo da Fomentinvest;
- Professor das cadeiras de “Economia Aplicada” e “Economia do Turismo”, no Instituto Superior de Ciências Educativas.
Em 2008, funda a Plataforma de Reflexão Estratégica - Construir Ideias – para a análise e debate dos temas da agenda do país. Candidata-se à presidência do PSD, nas eleições diretas de maio, conquistando o segundo lugar. No mês seguinte, é eleito membro do conselho nacional do PSD. Em 2010, candidata-se de novo à presidência do PSD, vencendo com 61% dos votos.
Em 2015 venceu as eleições legislativas, enquanto líder do PAF, mas uma moção de rejeição ao programa do governo assinada pela maiorias dos partidos políticos portugueses levou à queda de todo o governo liderado por Pedro Passos Coelho.