Sabe quais são as perguntas mais frequentes numa entrevista de emprego? Leia e prepare-se para brilhar na sua próxima entrevista.
Perguntas Pessoais
Chegou bem até nós?
- A clássica pergunta "quebra-gelo". Seja descontraído, mas evite uma atitude negativa, de crítica ao trânsito ou ao sistema de transportes públicos. Aproveite a oportunidade para dar uma imagem positiva desde o início.
Conte-nos um pouco sobre si.
- A primeira coisa que disser pode revelar aquilo que é mais importante para si. Pode falar dos seus gostos e passatempos, mas se puder dizer algo sobre uma característica da sua personalidade que o tem ajudado ao longo da vida (e que coincidentemente será uma mais-valia tremenda caso consiga este emprego), melhor.
Por que motivo deixou o seu último emprego?
- Diga a verdade, mas evite comentários negativos sobre o seu antigo emprego, patrão ou colegas.
Qual é a coisa de que mais se orgulha?
- Sem parecer forçado, tente pensar em algo de importante que já tenha alcançado e que seria importante para esta empresa.
Onde se vê daqui a 5 anos?
- Basicamente o entrevistador quer saber se é capaz de se comprometer a longo prazo. Dê-lhe a entender que sim, que vê-se na empresa a fazer um bom trabalho.
Como superou a maior dificuldade que já enfrentou até hoje?
- Mais uma vez, pense em algo que possa beneficiar a nova empresa. Sublinhe o que aprendeu, acabe com uma nota positiva.
Que tipo de coisas o motivam?
- Tente relacionar o que diz às exigências da empresa para o cargo. Pode dizer que superar obstáculos novos todos os dias o motiva, mas tente ser mais específico.
O que costuma fazer nos tempos livres?
- Seja sincero, mas explique como essas atividades também o ajudam a ser cada vez melhor na sua vida profissional.
Perguntas sobre Competências
Por que escolheu o curso que escolheu?
- Conseguiu aquilo que pretendia? A sua escolha provou ser acertada? É isso que querem saber.
Sente que os seus resultados na escola / universidade espelham corretamente as suas habilidades?
- Se as suas notas forem excelentes, o seu desafio será mostrar que o seu desempenho profissional posterior (se o tiver) prova que não era bom apenas "na teoria". Se as suas notas não foram particularmente interessantes, deve tentar demonstrar com exemplos que as notas não são o mais importante para ter sucesso.
Quais são os seus pontos fortes?
- Sem exagerar, fale daquilo em que é realmente bom. Dê exemplos que provem isso.
Quais são os seus pontos fracos?
- Este é o momento para brilhar. Pense num ponto fraco que pensa ter e deixe que o entrevistador chegue à conclusão de que isso pode até resultar numa mais valia para a empresa. O exemplo clássico: "Os meus amigos dizem-me que sou obcecado com organização e limpeza".
Acha que tem capacidade de liderança?
- Sim, você acha. Até porque existem diferentes tipos de líder. Pense no tipo de liderança em que você pode brilhar.
É uma pessoa competitiva?
- Sim, você é. Mas usa isso como motivador para a excelência, e não está obcecado em ser melhor do que o vizinho só porque sim.
Quanto quer ganhar?
- Eles já têm um valor em mente. E a sua resposta vai mostrar se está ou não ligado à realidade. Investigue a empresa, e o salário médio do tipo de atividade a que se está a candidatar. Regra geral, apontar para cima é sempre melhor, mas cuidado para não exagerar.
Lida bem com a pressão?
- Sim, você lida bem com a pressão. Refira como várias vezes os seus maiores sucessos nasceram de momentos de pressão intensa. Mas garanta que não tem de estar sob constante pressão para conseguir levar a cabo as suas tarefas.
Perguntas sobre a Empresa
O que o leva a querer trabalhar connosco?
- Estude a empresa afincadamente. Lembre-se do que mais o atrai nessa empresa. Diga isso. Se estiver a sentir que a entrevista está a correr bem, diga até como acha que pode ajudar a empresa a melhorar (é uma manobra arriscada mas pode dar frutos).
O que sabe sobre nós?
- Tem de saber tudo. Ou pelo menos o principal. Nunca vá a uma entrevista de emprego sem tentar saber o básico sobre a empresa. Se souber números ainda melhor.
A que outras empresas se está a candidatar?
- Refira as que forem convenientes. Referir outras entrevistas com os concorrentes tanto pode correr bem como mal. Diga sempre, no entanto, que a sua preferência recai na empresa para a qual está a ser entrevistado.
Acha que poderá ser demasiado velho/jovem para este emprego?
- Esteja preparado para responder a esta. A sua juventude pode trazer energia e vitalidade, a sua idade pode trazer experiência e maturidade.
Dicas para uma excelente Entrevista de Emprego
Se quiser mesmo impressionar, não basta saber o que responder. A sua maneira de estar é tão ou mais importante do que aquilo que tem para dizer. Sabia que:
- Chegar cedo;
- Sorrir;
- Olhar o entrevistador nos olhos,
são três coisas fundamentais para ser bem-sucedido na sua próxima entrevista? Para saber mais sobre como se comportar e o que vestir numa entrevista de emprego, siga estas dicas para entrevista de emprego.