Ter os pés inchados na gravidez é normal, sobretudo numa fase mais tardia da gravidez.
O que fazer?
Para diminuir os pés inchados na gravidez é importante:
- Fazer exercício como caminhar e hidroginástica, para assegurar o bombeamento do sangue.
- Beber bastante água para se manter a hidratação e ajudar o corpo a reter menos fluidos.
- Evitar alimentos salgados e o uso de sal.
- Sentar ou deitar com os pés esticados e elevados sempre que possível. Ao sofá pode-se colocar os pés em cima de um banco, ou almofadas debaixo dos pés na cama. Para dormir é recomendável deitar-se sobre o lado esquerdo.
- Utilizar meias elásticas para estimular a circulação.
- Usar calçado mais largo.
- Usar cremes apropriados.
Se sentir limitação no movimento das mãos, um inchaço maior do que o normal, na face ou mãos, um ganho de peso intenso (mais de um quilo por semana) , ou se o inchaço for diferente de pé para pé, deve procurar ajuda médica.
Causas
O edema, ou inchaço nos pés, deve-se à acumulação de fluidos nas extremidades inferiores. O crescimento do útero comprime os vasos sanguíneos na pelve e pernas, causando abrandamento no retorno de circulação para o coração.
Durante a gravidez, a mulher tende a reter líquido, o que também contribui para o inchaço nos pés. O inchaço pode deixar os pés púrpuras e pode aumentar quando a mulher está acima do peso, grávida de gémeos, ou se enfrentar temperaturas elevadas no último trimestre de gravidez.
Azia, prisão de ventre e dor nas costas são outros desconfortos normais no final da gravidez. Quando a criança nasce, o organismo tende a voltar ao normal, após uma semana.