Picada de Abelha no Gato: o que Fazer?

Se o seu gato levou uma picada de abelha, veja o fazer de imediato. Os sintomas da picada de abelha vão de inchaços a vómitos, de miares a fraquezas, de febre a dificuldade de respirar.

Aproximação

Aproxime-se do seu gato calmamente, falando para ele num tom tranquilo, minimizando a gravidade da situação para o animal.

Pescoço

Tente manter o pescoço do gato reto para melhorar a entrada do ar nos pulmões. Para o animal não coçar e apertar a área da picada, pode colocar um colar de proteção em volta do pescoço.  

Tratamento

Não deve espremer ou apertar a área da picada mas sim tentar retirar o ferrão com uma pinça ou uma pequena faca. Coloque um saquinho de gelo (ou cubos envolvidos numa toalha) nas áreas inchadas, e uma pasta de bicarbonato de sódio na área da picada, para amenizar a dor.

Aplicar uma pomada ou um anti-histamínico para animais por via oral, numa dosagem de 1 mg por quilo de peso corporal, pode ser útil para o tratamento do animal.

Veterinário

É sempre recomendável que leve o seu gato de imediato a um médico veterinário para este fazer a avaliação da situação. A picada pode ocorrer em zonas menos visíveis, como a boca ou a garganta.

Publicado em 21/09/2015