Estes são alguns pratos tradicionais para a passagem de ano em Portugal, nas suas várias regiões. Existem inúmeras receitas e opções, mas é muito comum a escolha de pratos tipicamente portugueses no réveillon.
Pratos tradicionais para a ceia da passagem de ano
- Bacalhau cozido com legumes
- Bacalhau à Gomes de Sá
- Bacalhau assado na brasa
- Carneiro no forno
- Lombo assado
- Lombo de porco recheado
- Rolo de carne
- Pernil assado
- Arroz ao forno
- Peru recheado
Sobremesas para a passagem de ano
No que toca a sobremesas de passagem de ano, a liberdade é maior, mas geralmente os doces confecionados são ainda os tradicionais do Natal, misturados com semifrios.
- Rabanadas
- Leite creme
- Mousse de chocolate
- Mousse de maracujá
- Mousse de manga
- Cheesecake
- Tarte de maçã
- Torta de morango
- Crepes de chocolate com gelado
- Aletria
- Sonhos
- Mexidos
- Gelado de biscoito champanhe
- Bolos de ano novo chineses
Alimentos tradicionais para a passagem de ano
Além de todas as superstições de passagem de ano, acredita-se ainda que determinados alimentos trazem boa sorte, devendo estar presentes à mesa na passagem de ano.
Lentilhas
As lentilhas simbolizam o renascimento e multiplicação, pelo que são vistas como sinónimo de fortuna em muitos cantos do mundo. Pratos como sopa de lentilha, salada de lentilha ou arroz com lentilha não costumam ficar de fora da ceia de réveillon em países como o Brasil.
Uvas passas
As uvas passas não podem faltar à mesa, para quando soarem as doze badaladas as pessoas pedirem os seus doze desejos. Tal como as lentilhas, significam prosperidade, e são fonte de vitaminas e de sais minerais, pelo que só fazem bem à saúde.
Peixe
O peixe na ceia de ano novo está ligado à boa sorte e à fecundidade, estando associado à água, símbolo da vida e nascimento. O bacalhau é o peixe mais tradicional na passagem de ano, podendo ser confecionado de trezentas formas, mas não faltam outros tipos de peixe para quem não é apreciador.
Carne de porco
A carne de porco é vista como sinal de saúde e é bastante saboreada na ceia de réveillon. Associa-se o animal à vitalidade, já que come tudo o que encontra à sua frente.
Romã
A romã é encarada como símbolo de esperança, fartura e fertilidade. Como existem crenças de que comer romã traz sorte e muita prosperidade, não é de estranhar se encontrar este alimento à mesa na ceia da passagem de ano.