O Prémio Nobel da Economia 2015 foi entregue a Angus Deaton, professor da Universidade de Princeton, pelo seu trabalho de análise “consumo, pobreza e bem-estar”.
Vencedor do Nobel da Economia 2015
Angus Deaton, um escocês com cidadania norte-americana e britânica, doutorado de Cambridge, tem centrado a sua carreira na pesquisa de temas da área da saúde, do bem-estar e do desenvolvimento económico.
A Academia Nobel atribuiu-lhe o Nobel da Economia 2015 pelo seu papel na transformação dos campos da microeconomia, da macroeconomia e do desenvolvimento económico.
Nobel da Economia 2014
A Academia de Ciências Suecas atribuiu o Prémio Nobel da Economia 2014 a Jean Tirole, da Toulouse School of Economics, pela sua análise do poder e regulação do mercado. A Academia considera que Jean Tirole desenvolveu como ninguém a teoria dos jogos. O co-autor de Jean Tirole, Jean-Jacques Laffont, já falecido, também foi enaltecido.
O economista francês Jean Tirole, nascido em 1953, versou problemas como a assimetria de informação entre os reguladores e os monopolistas, as privatizações, os incentivos ao desenvolvimento eficiente, o esquema interna das organizações e a urgência de políticas regulatórias diferentes consoante os sectores de atividade.
Jean Tirole é diretor científico de economia industrial na Universidade de Toulouse. Ele obteve um PhD no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), sendo premiado com 8 milhões de coroas suecas pela conquista do Prémio Nobel da Economia.