Os primeiros sintomas de gravidez surgem normalmente três semanas após a fecundação. Contudo, algumas mulheres já sentem alterações na primeira semana (ao sexto dia após a conceção).
Sintomas de gravidez na primeira semana
Pequeno sangramento
Como a implantação do óvulo na parede uterina ocorre de 6 a 12 dias após a fecundação, o primeiro sintoma de gravidez pode passar por um sangramento ligeiro, acompanhador de dor, que é comummente confundido com a chegada da menstruação.
Dores de cabeça
Devido ao aumento do volume de sangue no corpo, a mulher pode sentir dores de cabeça fortes, mau estar e tonturas.
Da Primeira Semana em Diante
Seios
O principal sintoma após a primeira semana é a mudança nos seios que ficam mais sensíveis e inchados. Os mamilos ficam mais escuros e maiores.
Sono
Outro sintoma que se observa é o sono excessivo e o cansaço.
Náuseas e enjoos
Estes sintomas surgem geralmente à segunda semana depois da conceção, sobretudo os desconfortáveis enjoos matinais. Devido ao estrogénio, as mulheres ficam mais sensíveis aos cheiros e suscetíveis a náuseas.
Cólicas
Mesmo antes dos enjoos e do atraso menstrual podem surgir cólicas e dores abdominais que levantam suspeitas de gravidez. Algumas mulheres experienciam um aumento de gases intestinais.
Atraso menstrual
O atraso na menstruação é o derradeiro sinal de alerta de uma possível gravidez.
Os sintomas de gravidez variam muito de mulher para mulher e mesmo de gravidez para gravidez numa mesma mulher. Porém, se a mulher conhecer bem o seu corpo, ela perceberá rapidamente as primeiras alterações.