A velocidade da luz é de aproximadamente 300.000 quilómetros por segundo.
Sendo o fenómeno mais rápido do universo, em apenas um segundo, a velocidade da luz seria capaz de circular o planeta Terra sete vezes.
A velocidade da luz no vácuo é simbolizada por c, numa associação a “celetitas”, que significa “rapidez”.
Factos Sobre a Velocidade da Luz
- A luz do sol leva cerca de 8 minutos a chegar até à Terra;
- Para a luz da lua chegar até à Terra é necessário apenas um segundo;
- A distância que a luz é capaz de percorrer num bilionésimo de segundo, ou nanosegundo-luz, é de 30 centímetros;
- A seguir ao sol, a estrela mais próxima do nosso planeta encontra-se a 4,3 anos-luz de distância, o equivalente a 43 triliões de quilómetros;
- A Via Láctea tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro;
- Dentro do que é possível observar, o universo tem um raio de cerca de 13.700.000.000 anos-luz;
- Mesmo que existisse uma nave espacial capaz de viajar à velocidade da luz, esta precisaria de 100.000 anos para percorrer toda a nossa galáxia;
- Ao observarmos uma noite estrelada, estamos a ver a imagem que foi gerada há muitos anos-luz, podendo já várias estrelas estar extintas, no momento em que as observamos.
História da Velocidade da Luz
A velocidade da luz foi medida, pela primeira vez, durante os eclipses dos satélites de Jupiter, entre 1672 e 1675, pelo astrónomo Ole Romer. Contudo, em 1850, foram utilizados novos métodos na sua determinação, tais como a roda dentada e o espelho giratório, de Hippolyte Fizeau e Léon Foulcault, que chegaram a um cálculo idêntico ao estabelecido por Romer. O método de Romer, apesar de correto, falhou pelo desconhecimento do valor do raio da Terra. Em 1926, Albert Michelson publicou o valor preciso da velocidade da luz, de 300.000 quilómetros por segundo.
O que é o Ano-luz?
O ano-luz é a medida de comprimento utilizada pela astronomia e que define a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano Gregoriano. Em inglês, o ano-luz é designado por “light-year” ou pela abreviação simbólica “ly”.
O valor de um ano-luz atinge, aproximadamente, 10 triliões de quilómetros, sendo usado para medir distâncias da escala intergaláctica, já que seria incomportável definir tais distâncias através das medidas convencionais.
Tendo em conta que a velocidade da luz é de 300.000 quilómetros por segundo, e que um ano tem 365 dias, pode dizer-se que a distância percorrida pela luz, no vácuo, durante um ano, é, mais precisamente, de 9.465.120.000.000 quilómetros.
Desde outubro de 1983, a velocidade da luz é utilizada como referência na definição do metro, pelo Sistema Internacional de Unidades. Isto significa que a definição do metro passou a depender da velocidade da luz, sendo que uma eventual mudança nos seus cálculos poderia levar a uma alteração na medida do metro.
Conheça a velocidade do som.