A velocidade de propagação do som, através do ar, é de aproximadamente 340 metros por segundo, sendo que fatores como a temperatura e a densidade do ar podem provocar variações até 10 metros por segundo.
Entende-se por velocidade do som a distância que uma onda sonora leva a percorrer por unidade de tempo, e que varia de acordo com as características do meio. Assim, a velocidade de propagação do som depende, em grande parte, do próprio meio de propagação.
Velocidade do Som e o Meio
A velocidade atingida pelas ondas sonoras consegue ser maior nos meios sólidos, sendo a sua velocidade bastante mais lenta nos meios de propagação líquidos e gasosos. Isto deve-se ao facto de a velocidade atingida depender da proximidade existente entre as partículas que constituem o meio ou material de propagação.
Desta forma, pode dizer-se, por exemplo, que o som se propaga mais rapidamente através de carris, do que através do ar, já que, ao viajar pelo ar, a velocidade é mais lenta, ocorrendo perdas de energia, que fazem com que seja difícil de ser ouvido a grandes distâncias, ao contrário do que acontece com o ferro.
Velocidade do Som e a Temperatura
Provocando a agitação das partículas, a temperatura é um dos fatores que ditam a velocidade do som, já que a sua propagação vai depender da temperatura do meio em questão. Assim, quanto mais elevada for a temperatura do meio, maior será a velocidade de propagação do som.
Diferentes Velocidades de Propagação do Som
- Ar – 340 metros por segundo
- Água – 1400 metros por segundo
- Madeira – 1000 a 5000 metros por segundo
- Cimento – 4000 metros por segundo
- Borracha – 54 metros por segundo
- Aço – 5500 metros por segundo
- Ferro – 5100 metros por segundo
- Vidro – 5000 a 6000 metros por segundo
- Granito – 6000 metros por segundo