Os enjoos na gravidez começam normalmente na terceira semana após a conceção, apesar de muitas mulheres sentirem enjoos logo à segunda semana, e do surgimento e da frequência dos enjoos variar muito de mulher para mulher.
Quando passam?
Algumas mulheres não chegam a sentir enjoos durante a gravidez, mas a sua maioria (50 a 80%) sente enjoos durante o primeiro trimestre, quando o nível hormonal está mais elevado. Os enjoos na gravidez costumam cessar após o primeiro trimestre, mas algumas mulheres experienciam enjoos até ao quarto e quinto mês de gravidez.
Veja como evitar os enjoos na gravidez.
Quais as causas?
Crê-se que as causas dos enjoos residem na hormona da gravidez hCG, que é fabricada pela placenta em desenvolvimento e que ajuda a preservar a gestação. Outros fatores que podem levar aos enjoos são um baixo nível de açúcar no sangue, a fadiga ou o excesso de ácidos gástricos.
O facto de algumas mulheres serem mais suscetíveis a enjoos na gravidez do que outras pode ter raízes genéticas, como concluem alguns estudos.
Como atuam?
As náuseas que atacam a grávida podem ser acompanhadas por vómitos, ocorrendo principalmente na parte da manhã, mas podem manifestar-se a qualquer hora do dia (piorando a situação quando o estômago está vazio).
Na maioria das vezes os enjoos são intermitentes, havendo uma alternância entre fome e enjoos durante o dia. É possível que a grávida sofra também de alterações no seu olfato e paladar.
Sentir enjoos é um dos principais e primeiros sintomas de gravidez.
Saiba também como evitar a fadiga na gravidez.