Para desparasitar o seu cão internamente deve esperar que este alcance as duas semanas de vida. Depois, desparasite às 4, 6 e 8 semanas de idade e uma vez por mês até aos 6 meses. Depois desta data a frequência da desparasitação depende do estilo de vida e do meio ambiente que o circunda. Uma periodicidade modelo é de 3 em 3 meses, mas deve perguntar ao veterinário do seu animal qual o melhor calendário de desparasitação a adotar.
A desparasitação externa pode ser efetuada desde os 2 meses de vida.
Quanto à vacinação do cão, esta inicia-se só às 6 semanas de vida.
Como Desparasitar?
Existem vários produtos próprios, tanto para parasitas internos como externos, específicos para um só parasita ou para vários, para cães bebés ou adultos. Para combater parasitas externos destacam-se as coleiras, os champôs, os comprimidos, as ampolas e os sprays.
Para os internos são geralmente administrados comprimidos, sob orientação veterinária.
Recomenda-se a desparasitação conjunta de todos os animais que convivem em casa, simultaneamente interna e externa, para melhor eficácia. Após a mesma, limpe rigorosamente o local onde o seu cão depositou as fezes, pois estas são bastante infestantes.
Parasitas
Os parasitas fixam-se na pele ou pelos do seu hospedeiro (ectoparasitas/parasitas externos), ou alojam–se no interior do seu corpo(endoparasitas/parasitas internos).
- Internos: ténias, lombrigas, toxocara canis, dipylidium caninum.
- Externos: pulgas, carraças, ácaros.
Os parasitas podem ser transmitidos pela ingestão dos seus ovos (na água, comida, relva, etc.), pela mãe aos cães bebés, ou por intermédio de hospedeiros intermediários (como pulgas).
Alguns dos sintomas de que o cão tem parasitas interiores são: diarreia (na qual os parasitas podem ser até visíveis), emagrecimento e vómitos.