Para desparasitar o gato deve-se esperar que este atinja duas a três semanas de idade. Os gatos bebés podem já nascer com parasitas internos, transmitidos pela mãe, sendo o leite materno a principal fonte de transmissão.
O desparasitante atua unicamente nos parasitas adultos, assim, é necessário repetir o tratamento três semanas após a primeira desparasitação, e de seguida uma vez por mês até aos seis meses de idade. Dos seis meses em diante, recomenda-se fazer a desparasitação duas vezes por ano.
Já a vacinação aconselha-se fazer após as 8 semanas.
Como desparasitar?
O uso de desparasitantes que não sejam específicos para gatos, ou a aplicação de doses incorretas, pode levar a danos graves na saúde do gato. Existem desparasitantes em pasta e em comprimidos, de diferentes dosagens, pelo que se deve consultar um veterinário antes da sua aplicação.
Nos gatos bebés, que apanham pulgas com facilidade, um método geralmente utilizado para a desparasitação externa é embeber algodão numa porção do produto e aplicar o mesmo no corpo do gatinho. Alguns cuidados são precisos também ao dar banho a gatos.
Para administrar um comprimido ao seu gato segure-o com firmeza e fale-lhe amigavelmente. Abra-lhe a boca e deixe cair o comprimido bem fundo. Feche-lhe a boca rapidamente e massaje a garganta até ele engolir o comprimido. Abra-lhe de novo a boca e verifique se ele realmente o engoliu.
Parasitas
Os parasitas que atacam os gatos podem ser internos ou externos.
- Internos: lombrigas, ténia, giardia, toxoplasma gondii.
- Externos: pulgas, carraças, ácaros, piolhos.
Os parasitas são mais facilmente contraídos por gatos que vivem no exterior, mas os gatos de casa também estão sujeitos a eles, já que as pessoas podem levar os parasitas com elas para dentro de casa. Por outro lado, os gatos também podem transmitir doenças ao homem.