É importante saber quando mudar a correia de distribuição, pois este é um elemento muito importante para o funcionamento do motor, apesar de ser uma mera correia de borracha. A correia de distribuição tem como finalidade a sincronização de todo o motor, e a sua rutura pode causar sérios danos ao motor e veículo.
A resposta à questão de quando mudar a correia de distribuição está no manual de instruções ou de manutenção do seu veículo. A frequência com que as correias de distribuição devem ser mudadas varia de acordo com as marcas dos carros e até entre automóveis da mesma marca, pelo que deve seguir-se a recomendação do fabricante.
Na maioria dos casos a correia é substituída pelos 90.000 km e 120.000 km, mas os prazos também variam segundo a data (normalmente de 5 em 5 anos). Quando o primeiro destes dois limites (os quilómetros e os anos) for atingido, deve mudar a sua correia de distribuição. Assim, mesmo que não tenha percorrido o número de quilómetros devidos, se já passaram os anos indicados está na hora de mudar a correia de distribuição, já que o material deteriora-se mesmo sem uso.
Quanto custa mudar a correia de distribuição?
Mais uma vez, os custos de substituição da correia de distribuição dependem de marca para marca, mas é no geral uma operação dispendiosa, já que se trata de um processo demorado (pode levar dois dias) e juntamente com a mão de obra se deve ter em conta os custos de um novo kit de distribuição e a instalação de uma nova bomba de água, que deve ser mudada sempre que se substitui a correia de distribuição. Se em certos casos a conta fica pelos 200€, noutros chega aos 500 ou 800€, devendo o dono do veículo pedir orçamentos em diferentes locais.
Esteja atento ao calendário de manutenção automóvel.