É o Código de Traje que diz quando o estudante pode começar a utilizar o traje académico. Cada universidade tem as suas regras para o uso do traje académico, também conhecido como traje nacional e capa e batina.
Uso do traje académico
Geralmente, o uso de traje académico é permitido na segunda matrícula do estudante, estando o aluno caloiro proibido de trajar. Porém, algumas universidades permitem o uso do traje académico a partir da noite da monumental serenata, a primeira atividade da semana académica, pelos caloiros que forem ao traçar da capa, realizado pelos respetivos padrinhos. Os caloiros das tunas também poderão utilizar traje com antecedência à segunda matrícula de acordo com as indicações dos veteranos das suas tunas.
As instituições de ensino superior também podem apresentar as suas regras próprias quanto ao número de emblemas permitido no traje, variando o número de emblemas consoante os anos de matrículas.
Cada cerimónia académica tem as suas regras quanto ao uso do traje académico (se a capa vai traçada, em luto, etc.).
O uso do traje não é normalmente proibido a alunos que já terminaram o curso. Estes podem utilizar o mesmo em ocasiões especiais como jantares de curso e semanas académicas, por exemplo.
Saiba como usar o traje académico.