Que Telemóvel Escolher?

Por:

Apple, Android, Windows Phone, Symbian, Blackberry - opções não faltam mas que telemóvel escolher?

Com a variedade de telemóveis existentes no mercado, equacione os prós e contras e descubra o telemóvel ideal para si.

Como escolher um telemóvel

Pensar na utilização do telemóvel

  • Um dos pontos mais importantes é a utilização que o telemóvel vai ter. Se precisa de um telemóvel apenas para telefonar e trocar mensagens, facilmente resolve a questão por um baixo preço, numa visita ao hipermercado.
  • Se privilegia a música, já compensa comprar um telemóvel com rádio, leitor de mp3 e suficiente memória interna (ou com entrada para um cartão de memória), para armazenar o máximo de músicas possíveis. Neste capítulo, um Sony Ericsson com tecnologia Walkman, é uma boa opção.
  • Se é amante da fotografia e gosta de captar todos os instantes, deve escolher um telemóvel com uma boa câmara, para tirar fotografias e gravar vídeos de qualidade. Mais uma vez, deve ter em conta a capacidade de armazenamento e a memória extensível.
  • Se pensa jogar no telemóvel existem modelos especiais para esse propósito, como o Sony Ericsson Xperia Play. Com a certificação PlayStation, este smartphone possui um teclado deslizante com as teclas de controlo da célebre consola de jogos e permite-lhe o acesso a um vasto catálogo de jogos descarregáveis.
  • Caso necessite de um telemóvel que resista à sua vida ativa, que resista  a quedas, água ou pó, já tem como opções um Samsung Galaxy Xcover ou um Sony Ericsson Active, por exemplo.
  • Caso seja aficionado por internet e redes sociais, um telemóvel com tecnologia 3G é uma opção óbvia. Alguns exemplos de modelos aconselháveis, no meio da miríade de telemóveis possíveis, são o Nokia 5233 e o Nokia C3.
  • Por outro lado, se possui cartões de diferentes redes e não quer andar com dois telemóveis, a opção correta passa por um telefone Dual SIM.

Relação qualidade/preço

É fundamental ter em consideração o quanto quer gastar num telemóvel, tendo sempre em atenção a relação preço/qualidade. Por vezes por mais 10 ou 20€ encontra-se um telemóvel bastante melhor do que aquele que se comprou, sendo necessário visitar variadas lojas ou consultar o maior número de sites possível.

Se possui um bom orçamento e deseja um telemóvel que permita fazer quase tudo pode escolher um versátil e sempre útil smartphone, uma espécie de mini computador que lhe cabe num mero bolso. Quem privilegia o design e gosta de possuir um telemóvel topo de gama normalmente opta por um iPhone ou um Samsung Galaxy, mas existem smartphones básicos como o Samsung Wave 525, de ótima funcionalidade.

Antes de escolher um smartphone deve pesquisar as aplicações e funcionalidades que cada sistema operacional (Android, iOS, Windows) oferece, e escolher o que vai mais ao encontro dos seus desejos.

Caso não goste de escrever em ecrãs touchscreen deve optar, em vez de um smartphone, por um telemóvel normal de botões. Novamente, a utilização que o telefone vai ter entra sempre em linha de conta.

No final, depende sempre do gosto de cada um. Algumas pessoas valorizam mais a dimensão e o peso do aparelho na decisão da compra do telemóvel, outras a rede, outras a autonomia, a marca, o preço ou o sistema operacional, pelo que este artigo tem meramente como objetivo ajudar a escolher o telemóvel certo atendendo às necessidades do utilizador. Antes de tomar uma decisão considere estes pontos e tenha sempre em atenção a relação qualidade/preço.

Atualizado em 22/01/2013