Segundo alguns estudos, ouvir música durante a gestação traz benefícios tanto para a grávida como para o bebé. Os ouvidos do embrião surgem na sétima semana de gravidez, sendo a audição o primeiro sentido a desabrochar no bebé (os sons exteriores começam a ser notados pelo pequeno a partir da 16ª semana).
O que ouvir?
Que música ouvir então para agradar a criança dentro de si? Música clássica? Música de baleias? O quê? Desde logo deve ouvir música que lhe agrada a si, pois só conseguirá passar boas sensações ao bebé se as tiver em primeiro lugar.
Poderá escutar música relaxante e música de embalar, preparando já caminho para o nascimento do bebé. Quando este nascer, ele já estará familiarizado com as harmonias, reconhecendo a música ouvida na gravidez e ficando também ele mais tranquilo.
A harmonia da música é um fator a ter em conta. As músicas melódicas, sem grandes divergências de som, transmitem bem estar para o rebento, mas se a mãe não as apreciar, a música não terá o efeito devido. Uma solução recomendada para as mães que gostam de música mais mexida passa por escutar as suas músicas preferidas em versão instrumental para bebés. De seguida ficam alguns exemplos de bandas conhecidas (Queen, Nirvana, Pink Floyd) cuja música é tocada em versão infantil.
Lembre-se de que não precisa de colocar o som da música muito alto para o bebé ouvir, o líquido amniótico é já um bom condutor de som.