Se procura raças de cães de guarda ficam de seguida algumas das raças mais apropriadas para tal.
Bullmastiff: este cão, originalmente usado pela polícia britânica, é duro e corajoso exteriormente, mas bondoso interiormente. Não requer muito exercícios e não costuma ladrar muito.
Doberman: é muito confiável, adorando o dono e sua família. Como é rápido, forte, de postura elegante e temperamento equilibrado, é um cão de guarda ideal.
Rottweiler: uma das raças mais antigas de guarda (data do tempo dos imperadores romanos) o rottweiler é robusto e ágil. A sua aparência intimidadora e desconfiança fazem deste cão um dos melhores cães de guarda existentes. Pelo seu pêlo curto, não se aconselha como cão de guarda exterior.
Komondor: de origem possivelmente húngara, este cão é considerado o rei dos cães pastores pois possui características únicas como cão de guarda. Grande, autoritário e independente, é capaz de aguentar climas adversos.
Puli: outra raça energética e expressiva com tradições de guarda pastoral. É um cão de porte médio, cujo peso oscila entre os 13 e os 15 kg.
Schnauzer Gigante: de origem alemã, este é um cão afetuoso, muito protetor e territorial. Costuma-se dizer que tem a personalidade de um cão pequeno aprisionada no seu corpo de cão grande.
Pastor Alemão: Pastor Alemão é bastante astuto, carinhoso, amável com as crianças, fácil de treinar e preocupa-se em agradar ao dono.
Rhodesian Ridgeback: são cães muito protetores dos seus donos mas não são agressivos. Convém educá-los desde pequenos pois não são muito sociáveis com estranhos.
Kuvasz: cão de grande porte, que instintivamente fareja o perigo e defende a família. A sua independência e dedicação fazem dele um notável cão de guarda.
American Staffordshire Terrier: resistente e brincalhão, é um protetor da família mais aconselhado a espaços interiores dada a sua dependência ao dono.
Chow Chow: de origens orientais, este versátil cão de porte médio (já foi cão do exército, de combate e puxador de trenós) é exímio para a guarda, protegendo o seu dono e território com afinco.
Mastiff: apesar de poderoso, este é um cão calmo e afável com os donos. Já com os estranhos é desconfiado. Paciente e corajoso, é mais um exemplo de um notável cão de guarda.
Pastor Belga: cão de origens rústicas, habituado ao ar livre mas que pode ser mantido dentro de casa desde que treinado desde cedo. Leal, atento e muito obediente é um fantástico cão de guarda.
Considerações
Antes de escolher um cão deve equacionar alguns aspetos como:
- o tamanho do cão
- os cuidados com o seu pêlo
- se tem crianças em casa
- o tempo que o cão vai ficar sozinho em casa
- o exercício diário que pretende dar ao cão
Se não tem experiência com cães, aconselha-se a pensar bem antes da sua aquisição. Se optar por ter um cão de guarda, é essencial que frequente um treino de cães.
Se o seu cão morder alguém será responsabilizado por isso, podendo o mesmo ser abatido. Tenha especiais atenções se optar por uma raça de cães perigosos. Em vez de comprar um cão, pode sempre recorrer à adoção de cães.