Algumas raças de cães não crescem muito, permanecendo de pequeno porte toda a vida, sendo ideais para apartamentos. Entre estas raças, escolhemos dez, para tentar convencer as pessoas que colocam o tamanho do cão como um entrave a terem um animal de estimação.
Basset
O Basset não costuma ultrapassar os 38 cm. Tem um olhar melancólico e doce, mas ele é bastante alegre e brincalhão. Além do Basset Hound, existem o Basset D’ Artois, Basset Bleu de Gascogne, Basset Fauve de Bretagne e Basset Artésien Normand.
Beagle
Entre os cães pequenos que não crescem muito destaca-se o Beagle, que não ultrapassa 40 cm. Já o Beagle Harrier pode chegar aos 48cm.
Bichon Frisé
De 25 a 30cms e com 3 a 6 kg, o Bichon Frisé é um cão muito ativo e divertido. Até para os estranhos e outros cães ele consegue ser amistoso.
Cocker
Tanto o Cocker Spaniel Americano como o Inglês ficam-se pelos 38 cm. O temperamento destes cães é dócil, afetuoso. É um fiel amigo do seu dono, gentil e bastante obediente.
Dachshund
Esta raça apresenta-se em variados tamanhos e com diferentes tipos de pelo. É um cão alegre e apegado à família, conhecido popularmente como o “salsicha”.
Lhasa Apso
Uma raça de cães que ladra pouco, uma característica que aliada à sua aparência e tamanho (máximo 25 cm) pode ser vantajosa e apelativa.
Maltês
Como cão de colo, o Maltês não ultrapassa os 25 cm. Ele adapta-se bem ao estilo de vida do dono, quer ele seja ativo ou mais calmo.
Pinscher
O Pinscher era originalmente utilizado para caçar ratos. Queda-se pelos 30 cm (Pinscher Miniatura). Apesar do seu tamanho, ele é destemido e um bom cão de alerta.
Poodle Toy
O Poodle é uma das raças mais inteligentes de cães. A variante Toy não cresce além dos 25 cm.
Yorkshire
A nível de crescimento o Yorkshire Terrier é o vencedor: não cresce mais do que 22 cm. Tal como o Bichon Frisé, é uma raça de cães que larga pouco pelo.