Para reciclar papel em casa precisa dos seguintes materiais:
- papéis usados;
- bacia funda;
- balde;
- escorredor plástico de base plana que caiba na bacia;
- esponja;
- liquidificador;
- jornais.
Como fazer?
- Rasgue os papéis usados em pequenos pedaços e coloque-os num balde cheio de água. Deixe-os de molho 24 horas.
- Coloque água e o papel usado no liquidificador, na proporção de três quartos de água para um de papel. Vá batendo até que o papel desmanche por completo. Repita a operação para o restante papel.
- Numa bacia com água até meio, coloque o papel e agite com a mão para que ele não fique no fundo.
- Mergulhe agora o escorredor na bacia pela lateral e suba lentamente. Vai ficar com uma camada de papel. Quando esta pasta atingir a grossura e o tamanho desejado, incline o escorredor para escoar todo o excesso de água, e passe a mão na parte inferior do escorredor várias vezes.
- Coloque o escorredor sobre folhas de jornal e troque as folhas até que estas deixem de ficar molhadas.
- Com uma esponja remova o excesso de água. Tire cuidadosamente o escorredor, deixando ficar a pasta de papel nas folhas de jornal.
- Vire o escorredor em cima do jornal. Agite o jornal para que este solte o papel.
- Ponha a folha de papel reciclado criada entre folhas de jornal e deixe secar durante um dia.
E pronto, o papel que iria para o lixo ganhou uma nova vida e pode ser reutilizado. Este papel pode até ser decorado ou utilizado para fazer embrulhos ou prendas pessoais, como cadernos, blocos, postais, cartões, molduras etc.
Além de um momento divertido e educativo, a reciclagem de papel em casa pode ser importante: todos os anos cada europeu gasta, em média, 165 quilos de papel. Apesar de 68% do papel seguir para a reciclagem, só metade acaba por ser reciclado em Portugal.