É muito importante que as pessoas respeitem as regras de segurança nas praias para evitar acidentes e mortes nas praias.
Principais Regras a Seguir nas Praias
Frequente praias vigiadas
As praias vigiadas oferecem melhores condições e maior proteção e segurança aos banhistas. Conheça as praias com bandeira azul.
Respeite os sinais das bandeiras
- Bandeira Verde - Indica que as condições são boas para a prática de banhos e natação;
- Bandeira Amarela - As pessoas podem entrar na água, mas não devem nadar pois as condições não são favoráveis para tal;
- Bandeira Vermelha - É proibido entrar na água, pois as condições para banhos e natação e banhos são perigosas. As pessoas não devem sequer aproximarem-se da água;
- Bandeira Xadrez - Indica que a praia está temporariamente sem vigilância.
Siga as instruções dos nadadores salvadores
Os nadadores estão suficientemente preparados e instruídos para agir em qualquer situação, ele conhece muito bem o seu ambiente de trabalho e todos os riscos inerentes às praias, rios, piscinas. Por isso sempre que ele o aconselhar em determinada situação deverá respeitar e cumprir as suas ordens.
Espere 3 horas para entrar na água
As pessoas demoram, normalmente, pelo menos 3 horas a fazer a digestão, independente da quantidade ou tipo de comida ingerida, pelo que neste intervalo o sangue está a fluir com grande intensidade para os órgãos encarregues da digestão, pelo que se entrar na água, tendo em conta que a temperatura do corpo é inferior ao da água, o sangue vai deixar de fluir para os órgãos e vai compensar a diferença de temperatura, o que provocaria um enfarte neurótico, conhecido como congestão.
Nunca nade contra a corrente
Ao nadar contra a corrente está a desperdiçar forças em vão, pois a corrente das águas tem mais força e vai acabar por vencer. O melhor é deixar -se levar pela corrente e tentar nadar na diagonal até conseguir alcançar uma margem ou esperar ser socorrido. Assim poderá ter que nadar mais, mas terá uma probabilidade maior de sobreviver.
Evite afastar-se da costa
Ao nadar para muito longe as pessoas podem ficar cansadas e ficar sem forças para voltar, correndo assim o risco do músculo prender ou ainda ter uma hipotermia, colocando em risco a vida.
Confira o período da época balnear e as praias fluviais em Portugal.