Réveillon: Significado

Por:

O "réveillon" é uma palavra utilizada comummente para referir a noite ou festa de passagem de ano.

No entanto, o significado da palavra "réveillon" e a sua origem escapam a grande parte das pessoas, que nunca se questionaram a razão de se apelidar desta forma a celebração da chegada de um novo ano.

Origem da palavra "réveillon"

O termo "réveillon" é oriundo do verbo réveiller, que em francês significa "despertar", "acordar". Provém do latim "velare", “fazer vigília”, ou de "vigilare", “velar, cuidar, não dormir”. A comemoração ocidental do réveillon tem origem num decreto de Júlio César, governador romano, que fixou o 1º de Janeiro como o Dia do Ano-Novo, em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões, que deu o nome ao mês de Janeiro. Este deus apresentava duas faces: uma voltada para frente (o futuro) e a outra para trás (o passado).

Nos países que seguem o calendário gregoriano celebra-se o réveillon com uma ceia no dia da véspera de Ano-Novo, e à meia-noite da passagem de 31 de dezembro para 1 de janeiro, lança-se fogo de artifício e comemora-se efusivamente, seguindo-se até algumas tradições e superstições.

Noite de São Silvestre

Em Portugal a noite de passagem de ano é conhecida como a noite de São Silvestre. Segundo o folclore português, esta celebração está ligada a uma lenda que conta que a Virgem Maria estava muito triste a contemplar o oceano Atlântico, quando São Silvestre se aproximou e tentou confortá-la. A Virgem explicou-lhe que estava com saudades da antiga Atlântida e então o santo disse-lhe que deviam fazer algo de jubiloso que ficasse para sempre na memória das pessoas. Então a Virgem chorou e as suas lágrimas transformaram-se em “pérolas” no oceano, uma das quais a ilha da Madeira, a “pérola do Atlântico”. Apareceram no céu luzes esplêndidas, ao mesmo tempo, o que teria sido a razão para o lançamento de fogos-de-artifício durante a noite de passagem do ano.

Atualizado em 07/12/2015