O Parque da Ria Formosa é uma das maiores riquezas naturais do Algarve, possui uma grande diversidade nos seus ecossistemas. Em 2010 foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal.
Constituição
A Ria Formosa abrange cerca de 18400 hectares ao longo de 60 km desde o rio Ancão até à praia da Maria Mota.
A sua lagoa é banhada por rios, curso de águas e ribeiras o que lhe confere uma beleza de valor ímpar. Durante o verão os cursos de água e ribeiras evaporam. As áreas que se encontram visíveis nas lagoas podem ficar completamente submersas por causa das marés. As ilhas localizadas nesta zona são instáveis e as suas áreas variam entre os 500 metros e os 2 quilómetros.
Utilização
Hoje em dia a zona é utilizada como viveiro de mexilhão e ostras, em outros tempos já foi utilizada pelas salinas e pela agricultura. Agora o parque tem como missão preservar e desenvolver os recursos naturais, mantendo o equilíbrio do ecossistema e contribuindo para preservação da vida selvagem, mantendo intacto o seu habitat natural.
Em 1978 foi atribuído à Ria Formosa o estatuto de Reserva Natural, tendo sido depois, em 1987, através do DL 373/87, atribuído o estatuto de Parque Natural.
Veja as outras 7 Maravilhas de Portugal.