Os riscos e vantagens do parto em casa fazem com que as opiniões se continuem a dividir, havendo, por um lado, a possibilidade de ver o bebé nascer da forma mais íntima e relaxante possível, enquanto, por outro, persistem as teorias da falta de segurança e de assistência especializada, em caso de complicações.
Vantagens do Parto em Casa
- Parto humanizado, sem desconfortos externos e longe do ambiente de ansiedade dos hospitais;
- Ambiente íntimo, confortável e acolhedor, que ajuda a relaxar;
- Poder escolher quem assistirá e participará no parto, entre familiares e amigos;
- Liberdade de movimentos durante o parto, podendo a grávida optar pela posição menos dolorosa;
- Evitar o recurso a epidural ou anestesia, através do recurso a massagens e banhos;
- Ficar livre de quaisquer protocolos hospitalares, regras, pressas ou imposições, podendo desfrutar mais intensamente do momento.
Riscos do Parto em Casa
- A assistência é reduzida e os dispositivos de segurança limitados, existindo uma menor capacidade de resposta em caso de complicações, tanto para a mãe como para o bebé;
- Não sendo reconhecido pelo SNS, o parto em casa parte do princípio que os pais assumem a responsabilidade de todo o processo, seja ao nível de assistência médica ou de dispositivos de segurança;
- A grávida deve estar plenamente segura da sua decisão, sem qualquer receio, sob pena de se manifestar essa ansiedade na hora do parto.
Fruto de um movimento crescente, em busca de um parto humanizado e no conforto do lar, o parto domiciliário começa a ganhar novos apoiantes, indiferentes aos riscos que o mesmo pode acarretar.
Se até à década de 70, 90% dos partos eram realizados em casa, atualmente tem voltado a aumentar o número de mulheres que, ponderando os riscos e as vantagens do parto em casa, em detrimento do parto hospitalar, optam pelo primeiro.
Apesar de ser indicado apenas para casos em que a gravidez é de baixo risco, o parto em casa pode ser igualmente seguro, se tomadas as devidas precauções e se tudo for planeado atempadamente. Longe de toda a rotina médica, o nascimento em casa deve acontecer apenas quando assegurada a devida assistência médica especializada, bem como a presença do equipamento de suporte para os casos de emergência.