Rui Costa é um dos mais conhecidos jogadores de futebol portugueses. Retirado desde 2008, Rui nasceu na Amadora e passou pelo Damaia Ginásio Clube, onde começou a jogar pelos infantis, entrando, aos nove anos, para o Sport Lisboa e Benfica pelas mãos de Eusébio. Por este clube venceu, na época de 92/93, uma taça de Portugal e um campeonato nacional em 93/94. Rui Costa foi campeão do mundo em 1991 na categoria de sub-21.
Foi transferido para Itália, para a Fiorentina, onde jogou durante 7 épocas, e venceu duas Taças de Itália e uma Super taça. Após a falência da Fiorentina, Rui vai para o AC Milan, onde ganhou uma Taça de Itália, uma Liga dos Campeões, uma Super taça de Itália, um Campeonato e uma Super taça Europeia.
A sua carreira na selecção nacional terminou em 2004, no jogo frente à Grécia, e, em 2006, regressa ao seu clube do coração, o Benfica, onde permaneceu por duas épocas e aí terminou a sua carreira futebolística. Actualmente, Rui Costa é o director desportivo do Sport Lisboa e Benfica.