A lei de Ohm é a mais importante lei dos circuitos elétricos. Foi formulada pelo físico alemão Georg Simon Ohm.
O que é a lei de Ohm?
O que a lei de Ohm afirma é que num circuito elétrico, a corrente é diretamente proporcional à voltagem aplicada e inversamente proporcional à resistência. Para a mesma tensão aplicada, quanto maior for a resistência menor é a intensidade da corrente e vice-versa.
Fórmula de Ohm
I = V/R ou V = R I
- I = intensidade da corrente elétrica (em amperes)
- V = diferença de potencial elétrico/tensão (em volts)
- R = resistência elétrica do circuito (em ohms)
Esta é a primeira lei de Ohm. Porém, ela nem sempre se verifica, dependendo do material da resistência. Quando a lei é é verdadeira num determinado condutor, este denomina-se de condutor ôhmico ou linear.
Para materiais, como por exemplo os semicondutores, a resistência elétrica não é constante, dependendo da diferença de potencial (V). Estes são já denominados de condutores não ôhmicos.
Segunda lei de Ohm
A resistência elétrica de um condutor homogéneo e de seção transversal constante é proporcional ao seu comprimento (l), inversamente proporcional à sua área transversal (A), dependendo da temperatura e do material de que é constituído o condutor.
R = pl / A
O (p) equivale à resistência elétrica específica, sendo característica da temperatura e do material. É medida em ohm-metro .