Dar as amêndoas na Páscoa é uma tradição tão enraizada em Portugal que se perde até a noção da sua natureza e significado.
Folar
Uma das tradições da Páscoa é o padrinho ou madrinha oferecer o folar ao seu afilhado. Hoje em dia, em vez de se oferecer o bolo folar, costumam-se oferecer outras prendas, como amêndoas. Estas não são dadas apenas pelos padrinhos, dar e receber amêndoas é um dos gestos característicos da Páscoa, não podendo faltar este fruto seco na mesa do dia da Páscoa.
Ovos da Páscoa
Além de significar o folar, pela sua fisionomia, julga-se que a amêndoa consagra um outro símbolo da Páscoa: o ovo da Páscoa. O ovo da Páscoa significa nascimento e vida, simbolizando a Ressurreição de Cristo.
Jesus Cristo
No cristianismo acredita-se que a amêndoa simboliza o próprio Jesus Cristo, cuja natureza divina se encontra escondida pela natureza humana, tal como a amêndoa que apresenta duas faces (o interior e a cobertura).
Tipos de amêndoas
Até à Idade Média o hábito era comer as amêndoas cobertas com mel. Entretanto os portugueses desenvolveram a cultura da cana de açúcar e as amêndoas começaram a ser cobertas com açúcar. Atualmente os tipos de amêndoas que se oferecem e consomem são tantos que se torna difícil resistir a estas e não celebrar a Páscoa com amêndoas.