A bandeira nacional está repleta de simbologia. Caso ainda não o saiba, ou simplesmente já não se lembre, este é o significado das cores da bandeira de Portugal.
Cor verde
A cor verde está à esquerda na bandeira nacional, do lado do mastro, e em menor quantidade (40% da bandeira). Esta cor representa a esperança do povo português.
Segundo a explicação dada na preparação da Revolta de 31 de janeiro de 1891, o verde terá surgido no «momento decisivo em que, sob a inflamada reverberação da bandeira revolucionária, o povo português fez chispar o relâmpago redentor da alvorada».
Cor vermelha
A cor vermelha encontra-se à direita na bandeira nacional, ocupando 60% do espaço da mesma.
De acordo com a Comissão responsável pela Bandeira Nacional, o vermelho é uma “cor combativa, quente, viril, por excelência. É a cor da conquista e do riso. Uma cor cantante, ardente, alegre (...). Lembra o sangue e incita à vitória».
Cor amarela
A esfera militar amarela da bandeira de Portugal representa o mundo descoberto pelos portugueses nas navegações dos séculos XV e XVI.
Cor branca
Perto do centro da bandeira encontra-se um escudo branco com as quinas, em referência ao “milagre humano da positiva bravura, tenacidade, diplomacia e audácia que conseguiu atar os primeiros elos da afirmação social e política da lusa nacionalidade".
O branco é "uma bela cor fraternal, em que todas as outras se fundem, cor de singeleza, de harmonia e de paz".
A bandeira de Portugal substituiu a bandeira da Monarquia.
Entoe também o hino nacional.