O significado de ego consiste numa instância da personalidade definida pela psicologia como o nosso eu mais percetível. Funciona como mediador entre o mundo interno e o externo, sendo criado pela realidade.
Ego, Superego e Id
Sigmund Freud, médico austríaco, foi o autor da teoria da psicanálise. Defende que o ego é uma instância psíquica relacionada com a realidade e que é composta por outras duas instâncias:
- o id, que se orientaria pelo princípio do prazer;
- o superego, que exerceria a função de juiz ou censor do ego.
O ego é assim a parte mais percetível de cada um e age condicionado pelos desejos, conscientes ou inconscientes. Ao mesmo tempo é modelado pela auto censura e pelos juízos de valor de cada indivíduo, representados pelo superego. Quando as crianças nascem, elas são regidas pelo id. De acordo com especialistas, as pessoas com ego mais frágil são geralmente mais impulsivas, uma vez que cedem aos impulsos do id. Quem tem o ego mais rígido, por sua vez, está mais submetido às leis do superego e costuma ser lógico e controlador.
Já as coisas que estão no ego de uma dada pessoa e que podem ser transferidas para uma outra pessoa tem o nome de alter ego.