O significado de zen está associado à meditação, ao autoconhecimento, à compreensão da realidade e à harmonia entre ações, reações e meios. Normalmente, quando alguém mostra estar muito tranquila ou contemplativa, dizemos que está zen.
Zen e Budismo
A palavra "zen" teve origem numa das doutrinas do budismo, que remonta ao ano 500 a.C., e que tem por base os ensinamentos de Siddhartha Gautama, príncipe indiano que renunciou aos luxos e privilégios para tentar perceber a razão do sofrimento. Quando alcançou a iluminação, Siddhartha ficou conhecido como Buda, aquele que desperta. O monge dizia que o sofrimento e a tristeza têm origem na relação em excesso com situações, pessoas e objetos.
Mil anos depois, o discípulo Bodhidharma viajou da Índia à China e transmitiu o conhecimento, fazendo ligação do budismo indiano com o taoísmo chinês, que resultou no chan budismo. Após chegar ao Japão, o estado mental da meditação ficou conhecido como meditação.
Conheça os benefícios de fazer meditação.
Correntes de Zen
As duas principais correntes no zen budismo são rinzai zen e soto zen. A primeira enfatiza a prática de koans, pequenos diálogos incompreensíveis à luz do pensamento discursivo, que ajudam a exaurir o circuito mental. Já o soto zen prioriza a prática de zazen, a técnica de meditação disciplinada para afastar as ligações com o corpo e a mente, baseada no não-pensamento.