Os sintomas do sarampo são febre, manchas vermelhas e erupções no corpo. No pico da infeção a pessoa sente-se muito doente, a erupção é extensa e a febre pode ultrapassar os 40ºC. Os sintomas do sarampo começam aproximadamente entre o 7.º e o 14.º dias após a infeção.
A primeira infeção pelo sarampo imuniza a pessoa para toda a vida.
Sintomas
- Febre
- Congestão nasal
- Irritação na garganta
- Tosse seca
- Vermelhidão dos olhos
- Manchas brancas minúsculas dentro da boca
Ao fim de 3 a 5 dias depois de os sintomas começarem, aparece uma erupção que dá comichão à frente e por baixo das orelhas e dos lados do pescoço e adota o aspecto de superfícies irregulares, planas e vermelhas que rapidamente começam a crescer. Passado um ou dois dias espalha-se para o tronco, para os braços e para as pernas, enquanto começa a desaparecer da cara.
Transmissão da doença
É transmissível por via aérea (por exemplo, através da tosse e espirros) e através da formação de aerossóis virais (partículas em suspensão no ar) em espaços fechados, como infantários. O período de transmissão é de cerca de quatro a seis dias antes do aparecimento da erupão cutânea, prevalecendo até quatro dias depois.
Período de incubação
- 7 a 14 dias
Vacina
- A vacina contra o sarampo - VASPR, está integrada no Programa Nacional de Vacinação. É administrada em duas doses. A primeira dose é aplicada aos 15 meses. A segunda quando a criança atinge os cinco ou seis anos.
- A vacina é administrada juntamente com a da parotidite e a da rubéola e é injectada no músculo da coxa ou na parte superior do braço.