A Sonda Curiosity chegou a Marte, segundo informou a NASA, no dia 6 de agosto de 2012 às 6h00 da manhã, hora de Portugal, um momento que o presidente americano Barack Obama descreveu como "um triunfo sem precedentes". A revista TIME anunciou que a Sonda Curiosity é candidata ao título de Pessoa do Ano - Person of the Year.
Segundo a NASA, a Sonda Curiosity já fez uma descoberta (20 de novembro de 2012) que vai "entrar nos livros de História". Especula-se que seja a prova de que existe vida em marte. A confirmação deve chegar dentro de algumas semanas, quando forem divulgados os resultados das amostras recolhidas em Marte pelo instrumento de análise de amostras da Curiosity.
Vídeo da Sonda Curiosity em Marte
Este vídeo com animação fornecido pela NASA é bastante explicativo de como aconteceu a chegada da Curiosity a Marte:
A Sonda Curiosity está em Marte para recolher amostras de solo e analisá-las numa espécie de laboratório interno. "Haverá vida em Marte?" é, sem dúvida, a principal pergunta que a Curiosity vai procurar responder.
A Viagem da Sonda Curiosity
A Sonda Curiosity enviada a Marte pela NASA fez uma viagem de 566 milhões de quilómetros a uma velocidade aproximada de 3.600 metros por segundo (qualquer coisa como 12.960 km/h).
Lançada no dia 26 de novembro de 2011, a Curiosity terá agora cerca de dois anos (terrestres) de missão em Marte.
Chegada da Sonda Curiosity a Marte
O local para a chegada da Sonda Curiosity em Marte não foi escolhido ao acaso. A cratera Gale é um dos potenciais locais para a existência passada ou atual de vida em Marte. Fazer pousar a Curiosity era o maior desafio da missão, especialmente porque tudo aconteceu a aproximadamente 5 vezes a velocidade do som.
Para além disso, a atmosfera marciana é 100 vezes menos densa do que a da Terra. Como o atrito é menor, é muito mais difícil "travar" ao entrar em Marte. Por isso, a NASA incluiu um pára-quedas supersónico, com cerca de 16 metros de diâmetro, que abriu automaticamente à altitude de 11 mil metros. A sonda nessa altura terá atingido os 900 graus centígrados, e largando a sua "casca", pousou tranquilamente na cratera Gale.
Características da Sonda Curiosity
A Curiosity é bem diferente das suas antecessoras Spirit e Opportunity. A Curiosity pesa cerca de uma tonelada, e é 10 vezes mais comprida do que as "irmãs mais velhas". 10 instrumentos diferentes compõem a sonda, e capacitam-na a pulverizar, cmo o auxílio de um laser, amostras de rocha ou solo, para posteriormente analisá-las numa espécie de laboratório que possui internamente.
A Curiosity, que tem uma aparência semelhante à de um jipe com seis rodas, e é capaz de ultrapassar obstáculos com até 65 cm de altura (o que é excelente para uma sonda) e percorrer até 200 metros diários de solo marciano.
E como é que a Curiosity vai ter energia para tudo isso? Um gerador radioativo movido a plutónio-238 dará à Curiosity energia suficiente para percorrer Marte durante cerca de 687 dias, ou um ano marciano.
Custou 2,5 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros), e demorou 10 anos a estar concluído (incluindo uma viagem de 8 meses até Marte), mas o projeto Curiosity está finalmente a andar sobre rodas.