O stress no trabalho é responsável não apenas pela perda de produtividade no local de trabalho, mas também pela considerável redução na qualidade de vida dos indivíduos. O excesso de tarefas, o medo e a frustração são as principais causas de stress no trabalho, que acaba por gerar diversos sintomas físicos e psicológicos. Saiba como identificar e como controlar o stress no trabalho.
Sintomas de Stress no Trabalho
- Sensação de esgotamento;
- Baixa produtividade;
- Maior tendência para cometer erros;
- Incapacidade de cumprir horários;
- Ansiedade, irritabilidade e alienação;
- Dificuldades de concentração e de memória;
- Dificuldade para tomar decisões;
- Hipertensão, dores lombares, défice imunitário e batimentos cardíacos irregulares.
Dicas para Controlar o Stress no Trabalho
- Comece o dia com tempo. Tome um banho relaxante e um bom pequeno-almoço;
- Ao escolher previamente a roupa que vai usar, estará a cuidar da sua imagem, o que irá aumentar a autoestima;
- Tente munir-se de pensamentos positivos e sorria. Irá ajudar a combater o estado de ansiedade;
- Faça por manter sempre a tranquilidade, respire fundo e pense sobre o assunto;
- Sempre que puder, delegue tarefas, não tente controlar tudo;
- Estabeleça pequenas pausas para fazer alguns exercícios de alongamento. Além de ajudarem a relaxar, favorecem a atividade física;
- Sempre que sentir que está prestes a perder o controlo da situação, contraia todos os músculos do corpo durante 15 segundos. Relaxe e volte a repetir. O exercício irá ajudar a libertar a tensão;
- Estruture e organize o seu espaço de trabalho. Decore-o de forma agradável e inspiradora, seja através de uma planta ou com uma citação que lhe transmita boas energias. Este é um dos vários pequenos truques de combate ao stress no trabalho.