Experimente estas técnicas de relaxamento para combater a ansiedade em altura de exames.
Olhar para cima
Para esquecer o medo de reprovação, o negativismo e o quer que esteja a causar a ansiedade, olhe para cima e comece a contar regressivamente, a partir dos 100 ou 60, com calma. Isto ajuda a reduzir a pressão arterial e a aumentar o relaxamento.
Alongamentos
Levante-se por um bocado da cadeira e faça alongamentos. Mexa o pescoço e os ombros, estique as pernas, braços e abra os dedos. Para o estudo ser eficaz é preciso fazer pausas de vez em quando.
Respiração
Aspire o ar pelo nariz e a conduza-o para a parte de baixo do estômago para expandir a caixa torácica. Imagine a viagem que o ar faz pelo organismo e expire calmamente pela boca, sentindo o ar a deixar o corpo. Este exercício é essencial em altura de maior ansiedade, devendo ser feito durante alguns pares de minutos.
Local seguro
Imagine um local real ou imaginário que lhe traga felicidade e conforto. Arquitete os detalhes todos possíveis para tornar a imagem mais real e inspiradora. No seu local seguro só acontecem coisas boas e na vida real não será muito diferente.
Leitura
Ao estudar já está a ler mas deve fazer um intervalo destas leituras complexas para relaxar e dar um merecido descanso ao cérebro. Leia por uns minutos banda desenhada ou o seu jornal preferido. Isso ajuda a fugir aos pensamentos negativos.
Mastigar
Se parar o estudo para fazer um lanche não estará a comprometer o estudo mas sim a investir nele. Alguns alimentos são amigos do estudo e o simples ato de mastigar ajuda a relaxar os músculos do pescoço. Mastigar chiclete também pode ajudar à concentração.