Ainda que a noite de 24 para 25 de dezembro seja celebrada em todo o mundo, as tradições de Natal diferem consoante a cultura, clima e religião de cada país.
Fique a conhecer as diferentes formas de comemorar o Natal nos cinco continentes, para além das tradições de Natal em Portugal.
Diferentes Tradições de Natal pelo Mundo
Natal na Suécia
Na Suécia, e restantes países escandinavos, as comemorações natalícias iniciam-se no dia de Santa Luzia, a 13 de dezembro. Para assinalar a data, acontece uma tradicional procissão, que passa por várias cidades, em que as pessoas carregam tochas acesas. No dia 25 de dezembro, é tradição plantar uma semente de cevada, que, a germinar, será prenúncio de boas colheitas. Para as crianças suecas, Juul Tonte e Juul Nisse são os duendes que trazem os presentes.
Natal em França
Em França, a tradição das meias na lareira é adaptada para os sapatos, que as crianças colocam junto à lareira, para que se encham de presentes. Em alguns casos, os adultos trocam presentes apenas no Ano Novo. O requinte marca a ceia de Natal francesa, com uma gastronomia característica, repleta de doces tipicamente natalícios, que são degustados após a Missa da Meia-Noite. Feirinhas natalícias, concertos em igrejas e espetáculos natalícios são uma constante durante o mês de dezembro.
Natal no Japão
Ainda que, no Japão, apenas 1% da população seja cristã, essa minoria celebra o Natal da mesma forma que o ocidente, muito por influência norte-americana, com direito a ceia, árvore de Natal e troca de presentes, na noite de 24 para 25 de dezembro.
Natal na Austrália
Sendo um Natal vivido em pleno verão, é natural que, para os australianos, a data seja passada na praia. Ainda assim, mantém-se alguma da tradição, como a troca de presentes, que acontece apenas na manhã do dia 25 de dezembro. Na Austrália, o Natal serve, sobretudo, para relembrar as raízes britânicas do país.
Natal na Finlândia
Este é o país onde o Natal é vivido de forma mais intensa, ou não fosse a terra do Pai Natal. O frio que se faz sentir no hemisfério norte obriga a tradições natalícias que incluem idas a saunas e as características lareiras, que ficam enfeitadas em todas as casas, a aguardar a chegada do Pai Natal. Visitar cemitérios, em homenagem aos que já partiram, é outra das tradições.
Natal em Itália
Em Itália, o Natal é profundamente religioso, sendo tradição as famílias assistirem à Missa do Galo, celebrada à meia-noite do dia 24 de dezembro. No final, as famílias reúnem-se em casa, onde acontece a troca de presentes. As festas terminam a 6 de janeiro, dia que assinala a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus.
Natal no Brasil
Por terras brasileiras, o Natal é vivido intensamente, ainda que de forma bastante descontraída, ou não fosse o Brasil um país tropical. Na noite de 24 para 25 de dezembro é tradição as famílias reunirem-se e trocarem prendas, muitas vezes através do sistema “amigo secreto”. No final, é habitual uma saída com amigos, para locais onde se ouve tudo menos música de Natal.
Natal na Alemanha
O Natal dos alemães é altamente tradicional no que respeita à decoração e à gastronomia. Nas semanas que antecedem a data, as casas enchem-se dos mais diversos e coloridos ornamentos, com especial destaque para as grinaldas do Advento, que são a decoração mais popular. Segundo a tradição, cada uma das quatro velas da grinalda deve ser acesa nos quatro domingos que antecedem o Natal. A 6 de dezembro celebra-se o Dia de São Nicolau, em que se entregam cartões com os pedidos de presentes.
Natal na Rússia
Na Rússia, o dia 25 de dezembro é um dia como todos os outros. Na verdade, o Natal russo é comemorado a 7 de janeiro, 13 dias depois do Natal ocidental. Segundo a tradição russa, a ceia natalícia deve incluir muito mel, grãos e frutos, sendo que a carne fica totalmente de fora.
Natal no Iraque
A minoria de cristãos a residir no Iraque celebra também o Natal, com a família reunida para a leitura da Bíblia. Outra das tradições do natal iraquiano é o “toque da paz”, uma espécie de bênção que os cristãos recebem do padre.
Natal na África do Sul
Ainda que o Natal sul-africano seja vivido entre elevadas temperaturas, mantêm-se as tradições da maioria dos países, que incluem a ceia de Natal, a árvore decorada e a troca de presentes. A única diferença é que a tradicional ceia de natal em família acontece no jardim ou quintal, devido ao calor.
Natal em Inglaterra
Comemorado em terras britânicas há mais de 1000 anos, o Natal em Inglaterra não poderia ser mais tradicional. As músicas de Natal, decorações, árvores, troca de presentes e a reunião das famílias são tradições obrigatórias e levadas a muito a sério por todos. Na noite de 24 para 25 de dezembro, o tradicional pudim de ameixa não pode faltar nas mesas britânicas.
Natal em Espanha
Em Espanha, o Natal é comemorado em todas as cidades, ainda que o Dia de Reis assuma uma maior importância, especialmente para as crianças, já que é o dia em que acontece a troca de presentes. Esta tradição dita que os presentes sejam oferecidos no dia em que os Reis Magos ofereceram ouro, incenso e mirra ao Menino Jesus. Ainda assim, a véspera de Natal é altura de reunir a família para a típica ceia e, posteriormente, assistir à Missa do Galo.
Natal no México
No México, a tradição de Natal assenta nas típicas festas natalícias, que narram a história de Maria e José, ao longo de nove dias, de 16 a dia 24 de dezembro. A Piñata é um dos elementos que não pode faltar nas celebrações, sendo uma brincadeira que consiste num pote de barro cheio de doces, suspenso por uma corda, que as crianças, de olhos vendados, tentam quebrar com um pau.
Natal no Uruguai
Segundo a tradição uruguaia, o Natal é altura das famílias se reunirem em casa dos avós ou parentes mais velhos. A data é marcada, sobretudo, pela gastronomia típica, com a reunião das famílias em torno de grandes mesas, preparadas desde cedo para a tradicional “picadita”. Segundo o costume uruguaio, antes da ceia, o Natal começa com os aperitivos que se degustam em modo de confraternização.
Natal na Índia
Ainda que, na Índia, o Natal seja celebrado com alguns símbolos tradicionais do Natal ocidental, a cultura indiana está presente em todos eles, especialmente na decoração, que se enche de elefantes, e na animada música tradicional, típica das datas especiais.
Natal na Polónia
Na Polónia, a véspera de Natal é sinónimo de família, numa reunião marcada pela harmonia e recato. Nas semanas anteriores, as tradições natalícias ditam que inúmeros presépios sejam construídos nas casas, praças, escritórios, igrejas e montras de lojas.
Natal nos EUA
Nos Estados Unidos da América, o Natal é uma das festividades mais importantes do ano, sendo que, a partir de novembro, as casas, ruas, jardins, praças e lojas enchem-se de enfeites, decorações e luzes típicas. As músicas de Natal são uma constante a cada passo e a única banda sonora das semanas que antecedem a data. É uma celebração marcada pela reunião familiar, repleta de presentes e das típicas tradições europeias, como as meias na lareira.