Os anos passam por todos e para todos, mas nem todos passam de ano da mesma forma. As tradições de Ano Novo mudam - e muito - de país para país.
Diferentes "Anos Novos"
Uma das principais diferenças é a data, que pode variar, tendo em conta que nem todos os países seguem o calendário gregoriano. Este é o caso da China, onde a passagem de ano é em janeiro ou fevereiro. Apesar de Israel seguir o calendário gregoriano, a passagem de ano (Rosh Hashanah) é em setembro.
Para além das tradições de passagem de ano em Portugal, fique a conhecer os costumes em diferentes países do mundo e talvez possa adotar algumas tradições inovadoras e tornar a sua passagem de ano numa ocasião ainda mais especial.
Áustria
A tradição dita que um metal pesado tem um grande peso na passagem de ano. Várias pessoas derretem chumbo e introduzem-no em um recipiente com água. A forma assumida pelo chumbo pode ter diferentes significados. Uma bola é sinal de sorte, uma âncora significa que a pessoa precisará de ajuda e a menos famosa é a forma de cruz, que pode indicar que a pessoa não festejará mais nenhuma passagem de ano.
Austrália
Na Austrália o Ano Novo é frequentemente festejado ao ar livre, onde pessoas acampam e fazem piqueniques na praia. A passagem de ano é feita ao som de apitos e buzinas. O ponto alto da festividade são os fogos de artifício na Harbour Bridge.
Estados Unidos
Um dos locais mais famosos da passagem de ano é Times Square, em Nova York, onde a contagem decrescente é acompanhada por milhares no gigante placard eletrónico. No último minuto do ano, toda a atenção está virada para a Times Square Ball. Esta bola colorida desce aproximadamente 43 metros em 60 segundos, dando as boas vindas ao novo ano.
Espanha
Em Espanha, a maior tradição da Nochevieja é comer uma uva por cada badalada da meia-noite. As 12 uvas simbolizam a boa sorte para os doze meses do novo ano que começa.
Índia
Devido ao seu tamanho gigantesco e fascinante diversidade cultural, a passagem de ano é celebrada de formas distintas em várias partes da Índia.
O Diwali é um festival de luzes que serve para festejar o começo de um novo ano em várias partes da Índia. Em alguns desses lugares, os donos de negócios pagam as suas dívidas e compram livros novos para registos financeiros, como metáfora de um novo começo. Muitas pessoas também compram decorações ou roupas novas.
Em templos e santuários as flores são usadas como decoração e diversas frutas são colocadas nas estátuas dos deuses como oferta.
Japão
Muitas famílias penduram cordas feitas de palha na frente das suas casas, com o objetivo de afastar maus espíritos e atrair felicidade. A passagem de ano acontece com o som de altas gargalhadas, para que o ano possa ser repleto de boa sorte.
Brasil
No Brasil, as principais festas de passagem de ano acontecem na praia, sendo as mais famosas na praia de Ipanema e Copacabana. Muitas pessoas vestem-se de branco e devotos do candomblé e umbanda costumam fazer pequenos barcos artesanais decorados com flores e introduzi-los no mar, como oferta a Iemanjá, deusa dos mares.
Camboja
O festival de ano novo é conhecido como Chaul Chnam Thmey, que significa "entra ano novo". Normalmente começa no dia 13 ou 14 de abril (do calendário gregoriano) e consiste numa celebração que dura 3 dias.
Nesta celebração as pessoas lavam os pés dos seus pais e avós, como sinal de respeito e para receberem a sua bênção.
Itália
Na Itália, os mais corajosos decidem começar o ano de forma radical, saltando da Ponte de Sant'Angelo para o Rio Tibre. Esta é considerada uma manobra muito arriscada, tendo em conta que o rio não é muito profundo.