O tratamento das estrias deve ser feito preventivamente e de forma regular, especialmente durante a gravidez, respeitando os principais passos do tratamento.
O que são?
As estrias são lesões da pele que aparecem no decurso de fases de aumento das hormonas, como a puberdade, a gravidez, o aumento de peso e algumas doenças. Sob o efeito das hormonas, os fibroblastos (células fundamentais da pele que fabricam elastina e colagénio) sofrem o desequilíbrio que provoca uma diminuição das fibras colagénicas e elásticas que dão consistência, suporte e flexibilidade à pele. A distensão da pele é um dos factores que favorece o seu aparecimento mas não é o único.
Quando aparecem as estrias?
- Durante a gravidez: entre 50 a 90% das grávidas ficam com estrias. Cerca de 80 a 90% das grávidas entre os 16 e os 18 anos terão estrias, enquanto que uma mulher cuja primeira gravidez decorra por volta dos 35/40 anos será menos sujeita ao seu aparecimento.
- Durante a adolescência: afetando tanto raparigas como rapazes, as estrias podem constituir um sinal precoce de puberdade. Ao contrário do que se pensa, as estrias desta idade não estão necessariamente ligadas ao aumento de peso e surgem principalmente nas coxas.
- Devido à obesidade e distúrbios nutricionais: cerca de 10% dos obesos têm estrias e elas surgem também em casos de desnutrição intensa.
- Devido a doenças endócrinas e tratamentos com corticóides: as estrias aparecem em 60% dos doentes que sofrem da doença de Cushing e nas pessoas submetidas a tratamentos continuados com corticóides.
Zonas do corpo mais afetadas
Na puberdade, elas surgem nas coxas, anca, seios e nádegas.
Durante a gravidez, localizam-se sobretudo na barriga e seios.
Fases das estrias
Fase inicial inflamatória - as estrias são ligeiramente planas ou elevadas, com uma cor púrpura, começando rapidamente a alargar e a alongar, passando para uma cor violácea;
Fase cicatricial - as estrias evoluem para o seu aspeto definitivo: uma atrofia provoca uma depressão cutânea, a epiderme mais fina nessa zona e fica com aspeto branco nacarado. Muito raramente, pigmenta e fica do tom da pele.
Aparecimento de estrias durante a gravidez
Surgem normalmente a partir do 4º mês de gravidez, mas é no decurso do 7º ou 8º mês que a pele está mais frágil. No entanto, elas também podem aparecer depois do parto, por isso convém prosseguir a aplicação do tratamento anti-estrias durante alguns meses após o nascimento do bebé.
Dicas para o tratamento de estrias
- Quanto mais cedo forem tratadas, melhores serão os resultados.
- Os tratamentos com laser podem ajudar a diminuir a sua aparência.
- Deve seguir o tratamento durante pelo menos 6 a 8 semanas, massajando cuidadosamente o produto na área afetada. Os primeiros resultados começam a notar-se entre o 21º e o 25º dia de tratamento assíduo.
- A aplicação de óleo de amêndoas doces não evita o seu aparecimento.
- A estria nunca desaparece completamente, embora a sua cor possa ir clareando até ao branco nacarado e, com a ajuda de tratamentos dermatológicos específicos, a sua largura, profundidade e cor possam diminuir, tornando-as menos visíveis.
Leia sobre o tratamento caseiro de estrias.