Treinar Cães

Por:

Treinar cães pode ser muito exigente para o dono do animal mas também bastante gratificante. Os cães podem ser treinados desde as 7 semanas de vida, mas cães adultos também podem ser ensinados apesar de ser um processo mais demorado. De seguida ficam algumas dicas para treinar um cão.

  • Tente sempre fazer do treino uma festa (sendo sempre firme, mas felicitando sempre que há bons resultados), mantendo a atenção do cão e incutindo alegria neste. Seja paciente, não grite ao animal e nunca lhe bata. Os cães respondem melhor aos estímulos positivos, devendo fazer-lhe uma festa na cabeça ou oferecer-lhe uma pequena guloseima quando este fizer o que lhe foi pedido. Se o cão fizer asneira pode optar por afastar-se e ignorá-lo por alguns minutos. Assim ele compreenderá que o seu comportamento não foi aceitável.
  • Ensine uma coisa de cada vez, avançando no treino somente quando o cão aprendeu algo inteiramente. Repita o truque as vezes necessárias para o animal assimilar o comando. Teste sem o reforço para saber se aprendeu mesmo.
  • Dê o exemplo. Se não quer que ele salte para cima do vizinho não deixe que este salte para cima de si quando chega a casa. Diga que não, recue. Premeie o cão quando este mantiver as pernas no chão. Seja coerente.
  • Ofereça algo de desafiador para o seu cão mastigar, se quer que este deixe de roer coisas que não deve. Experimente ossos de brincar, que ajudam também a combater problemas nos dentes. Elogie-o quando este começar a roer o osso e deixar em paz de vez os objetos errados.
  • Para evitar que o seu cão faça buracos no jardim ou no tapete, passe mais tempo com ele. Normalmente a razão desta atitude é a solidão e isolamento. Também pode visitar o veterinário para verificar se não é um problema de alimentação ou saúde.
  • Para fazer as necessidades no lugar certo dê ao seu cachorro uma guloseima do seu gosto, quando este acertar no devido lugar. Assim, ele aprenderá mais facilmente o comportamento que deve ter.

Escolas de Treino Canino

Pode sempre recorrer a profissionais para ensinar o seu cão. Procure ter referências sobre o profissional que irá treinar o seu animal. Depois, comece a acompanhar o treino, para que o seu cão obedeça também a si. Seguem-se alguns exemplos de escolas que tornam a obediência canina uma realidade.

Lisboa e Zona Centro

Caninus - Hotel e Instrução Canina Lda: pode aprender a treinar o seu cão ou deixá-lo a passar “férias” no Caninus Hotel e Instrução Canina.

Centro de Instrução Canino de Benfica: neste CIC de Benfica estão disponíveis vários treinos desde obediência de companhia e de competição, personal trainer, agilidade e aconselhamento para problemas comportamentais.

Clube A Companhia do Cão: com aulas individuais e em grupo, para cachorros e cães adultos, a Companhia do Cão tem como fim resolver problemas de comportamento, promover treinos de obediência e sociabilização.

Doggy Clube: o objetivo do Doggy Clube é ensinar os donos de cães a treinarem o seu animal, podendo seguir para competição, caso seja esse o interesse dos donos.

Quinta D’Alcateia: na Quinta D'Alcateia o treino é composto por uma formação teórica para o dono e por aulas práticas. Para frequentarem as aulas práticas, os animais têm de apresentar o boletim de vacinas em dia.

Porto e Zona Norte

Centro de Instrução Canino: mais de meio milhar de donos já encontraram no Centro de Instrução Canino um sistema de treino eficaz e compensatório.

House of Pets: na House of Pets o seu cão pode atender a aulas de socialização para se relacionar devidamente com o que o rodeia.

Paolo Picariello Escola de Treino Canino: a escola Paolo Picariello dispõe de especialidades de sensibilização do bom comportamento canino bem como a proteção pessoal e da casa.

Treino Casa do Alto: o Treino Casa do Alto promove aulas de treino ao domicílio na zona Norte.

Canil Vale Amorim: este Canil Vale Amorim é a única escola do país a treinar cães de salvamento. Promove também a sociabilidade, obediência e guarda.

Atualizado em 05/03/2013