Pese as vantagens e as desvantagens da Via Verde para aderir ou não a este serviço.
Vantagens da Via Verde
Aderir à Via Verde permite fazer o pagamento automático quando passa nas portagens, não precisando de parar na cabine de portagens para pagar. De acordo com a Via Verde, este pagamento automático também se aplica nas pontes, nos parques de estacionamento, no ferry que realiza o transporte fluvial entre Setúbal e Tróia, no abastecimento de combustível nas bombas Galp e em onze McDrives da rede de restaurantes McDonald's.
Se não tiver dinheiro de mão ou nenhum cartão consigo de momento, o utilizador de portagens pode estar descansado pois o pagamento é automático. As vantagens estão assim na comodidade, na segurança e na poupança de tempo.
O cliente Via Verde pode ainda desfrutar de vários serviços online, sem ter a necessidade de se deslocar a uma loja Via Verde.
A Via Verde pode ser utilizada em Espanha, pelos aderentes ao serviço Via Verde Traveller.
Desvantagens da Via Verde
O grande inconveniente de aderir à Via Verde é ter de pagar pela aquisição de um identificador de portagem. O preço do identificador da Via Verde é ainda um valor considerável.
Uma desvantagem que se pode também apontar é contribuir para a automatização dos pagamentos e consequentemente poder levar ao fim de postos de trabalhos humanos nas portagens.
Também pode ocorrer erros técnicos no identificador da Via Verde, que resultam no pagamento de multas para o seu utilizador.