As casas de madeira apresentam determinadas vantagens e desvantagens.
Vantagens das casas em madeira
- Saúde. A madeira contribui para a prevenção e combate de doenças respiratórias, alérgicas, reumáticas, de stress, ansiedade ou depressão. Ela purifica o ar e controla a humidade, assim como condensa em si bastante menos pó.
- Durabilidade. As casas em madeiras apresentam uma durabilidade de centenas de anos.
- Preço. Estima-se que as casas de madeira custam 20% menos do que as construções convencionais.
- Equilíbrio térmico. Elas retêm eficazmente o calor e irradiam-no uniformemente pela casa. As condições térmicas no interior da casa são constantes, diminuindo despesas com ar condicionado e aquecimento.
- Insonorização. Ótimas no isolamento e redução de barulho e vibrações exteriores.
- Ecologia. Como material extraído da natureza, ele é muito ecológico, libertando muito menos CO2 na construção. O abate de uma árvore para a construção acarreta a replantação de outra.
- Construção. Além de ecológica, ela é rápida: uma casa em madeira pode ser construída entre 3 dias e 3 meses, consoante o seu tamanho, resultando tambm num menor custo.
- Intemporalidade. O que hoje é visto como uma edificação moderna, daqui a um par de décadas será encarado como ultrapassado. Uma casa em madeira resiste aos tempos (existem casas de madeira com 700 anos na Sibéria e em países nórdicos) e às modas, sendo sempre uma estrutura de se admirar.
Desvantagens das casas de madeira
- Secagem. São precisos cerca de 3 anos após a construção para uma casa de madeira secar e atingir o seu equilíbrio de humidade. A secagem pode originar rachas.
- Manutenção. A madeira necessita de ser tratada para se preservar durante muito tempo (geralmente de 4 em 4 anos para exteriores e 25 em 25 anos para interiores). O serviço, no entanto, pode ser feito pelo próprio morador, com verniz de base aquosa e de porto aberto.
- Riscos. Como todas as casas, estas habitações estão sujeitas a riscos, sendo o incêndio o mais apontando. Na realidade, as casas de madeira conseguem oferecer resistência ao fogo, sendo a madeira mais resistente do que aço, possuindo uma capacidade retardatária, enquanto uma estrutura em ferro aquece e colapsa rapidamente. Já o betão ganha à madeira em resistência ao fogo.
- Ruído. A madeira pode emitir ruídos desconfortáveis. Ela pode também inchar e causar problemas ao abrir e fechar portas.